Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Santa Luzia Futebol Clube garante tradição do Bananeiro em Viana

Rádio Alto Minho

12 Dezembro 2017, 12:32

Acessibilidade

Publicidade

O Santa Luzia Futebol Clube vai voltar a garantir, na véspera de Natal, a tradição do Moscatel com Banana. Conhecida como Bananeiro, a tradição vai repetir-se mas, este ano, em frente ao Museu do Traje, na Praça da República.

Em declarações à Rádio Alto Minho, o presidente do Santa Luzia, Rogério Martins explicou que a Câmara de Viana do Castelo “cedeu uma estrutura de madeira, habitualmente utilizada nos feirões semanais, para a realização do Bananeiro”.

Rogério Martins garantiu que a tradição da banana e o cálice de moscatel vai voltar a cumprir “no mesmo espaço da cidade que já se tornou numa referência na véspera de Natal”.

“Aquela zona é o ponto de encontro da tradição. É ali que as pessoas se concentram todos os anos para confraternizar com os amigos”, sublinhou.

Além do cálice de moscatel e da banana, o Santa Luzia Futebol Clube vai garantir a animação do espaço com concertinas e cantares ao desafio.

“Queremos manter vivo o espírito de alegria e festa que esta tradição encerra”, referiu Rogério Martins.

O costume foi realizado durante 60 anos pela casa Riolanda. Aquela tradição cumpriu-se, pela última vez, na casa Riolanda no Natal de 2015. Com a morte da responsável, o espaço, situado no início da rua Manuel Espregueira, fechou portas já foi vendido e encontra-se atualmente em obras de remodelação.

Apesar de se chamar casa Riolanda a designação de Bananeiro foi atribuída pelo facto de comercializar, durante muitos anos, as melhores bananas da cidade. No interior, a loja tinha um pequeno balcão onde servia bebidas, entre elas, o moscatel.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade