Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Sede de eurocidade Monção-Salvaterra instalada em antigo edifício da PIDE

Rádio Alto Minho

28 Abril 2017, 12:08

Acessibilidade

Publicidade

Um antigo edifício da PIDE, que já foi café vai reabre, na próxima segunda-feira, transformado em sede da eurocidade de Monção (Alto Minho) e Salvaterra do Minho (Galiza), para potenciar as relações entre as duas localidades fronteiriças.

“Símbolo de opressão e repressão durante o Estado Novo”, o imóvel onde funcionaram serviços da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) e que também já foi café “assumir-se-á, a partir de agora, como ponto de partida para o reforço de atividades conjuntas entre as duas localidades vizinhas, unidas pelo rio Minho”, destacou hoje a autarquia portuguesa, em nota enviada à imprensa.

A abertura daquela sede representa, segundo a Câmara de Monção, “mais uma etapa no processo de geminação das duas localidades vizinhas, iniciado em 2015, aquando das comemorações dos 20 anos da ponte internacional que liga os dois municípios transfronteiriços, com a assinatura de um protocolo que formalizou a criação da terceira eurocidade entre o Norte de Portugal e da Galiza.

Aquela travessia – uma das cinco sobre o rio Minho que garantem a ligação regular entre o Alto Minho e a Galiza – foi inaugurada no dia 29 de março de 1995 “para potenciar as relações culturais, sociais, desportivas e o intercâmbio económico entre as duas localidades vizinhas”.

Potenciar a enologia e a gastronomia locais, e promover o desenvolvimento do turismo, através da criação de rotas turísticas conjuntas, como as rotas fluviais, a ecopista Salvaterra/Monção/Valença e os trilhos pedestres, fomentar intercâmbios culturais e desportivos são também algumas áreas de cooperação definidas no acordo de geminação.

O documento “privilegia também o empreendedorismo transfronteiriço, o intercâmbio desportivo, cultural e educativo, bem como a partilha de equipamentos coletivos, como piscina, biblioteca e museus, de forma a garantir escala e rentabilização económica”.

Outra das componentes do acordo prevê a formalização de “candidaturas conjuntas a programas comunitários de apoio para zonas de fronteira, garantindo projetos comuns direcionados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas desta região transfronteiriça”.

O edifício que agora vai servir da sede à eurocidade luso-galaica foi reabilitado em 2012 no âmbito da terceira fase da ecopista do rio Minho, projeto que inclui ainda a requalificação do antigo posto alfandegários, num investimento global de 300 mil euros.

Situado no parque da Lodeira, a reconversão do imóvel em sede da eurocidade Monção-Salvaterra do Minho, vai ser inaugurada no feriado nacional, 01 de maio, às 16:00, pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e o vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda Valenzuela.

Trata-se da segunda eurocidade entre municípios do distrito de Viana do Castelo e da Galiza, depois de Valença e Tui, e a terceira entre o Norte de Portugal e a Galiza, após Chaves e Verin.

Além da sede da eurocidade será ainda assinalada a abertura do antigo edifício da Guarda Fiscal, também objeto de recuperação.

O imóvel reabrirá portas, agora como sede da Associação Transfronteiriça de Educação Ambiental (ATEARAIA), estando prevista a inauguração de uma exposição de fotografia de Luís Quinta, intitulada “Portugal Subaquático”, produzida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade