Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana abre em 2019 primeiro centro de certificação de armas no país

Rádio Alto Minho

24 Julho 2017, 22:12

Acessibilidade

Publicidade

O primeiro centro de certificação de armas de fogo e munições do país, num investimento de 2,3 milhões de euros, vai abrir em 2019, em Viana do Castelo. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, durante a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e a PSP, que decorreu no salão nobre do município.

José Maria Costa, mostrou-se satisfeito pelo facto “da PSP Nacional ter selecionado Viana do Castelo para a instalação do novo Banco de Provas Armas de Fogo e Munições”.

Aquela estrutura vai ser instalada na zona industrial da freguesia de S. Romão do Neiva, perto das instalações da Browning Viana, uma das empresas armeiras portuguesas com maior dimensão, possibilitando que a certificação desta produção seja feita em Portugal e a exportação feita diretamente pelo produtor.

de acordo o autarca trata-se de “uma área confortável que permite futuramente a expansão de novos projetos que se venham a desenvolver, no âmbito das armas”.

O projeto começou a ser pensado em 2006, “e agora com a possibilidade de financiamento do fundo de segurança interna com o apoio de 75% dos fundos comunitários vai-nos permitir levar a bom porto a instalação de um Banco de Provas em Portugal”, afirmou Luís Farinha, diretor Nacional da PSP.

“Este centro vai colocar Portugal nos circuitos dos bancos de provas CIP (Comissão Internacional Permanente) em termos de certificação e teste de produção de armamento e munições”, sublinhou.

O novo centro é o 15º a nível mundial, e o primeiro a ser construído em Portugal, em terrenos cedidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, “tornando-se uma mais valia a nível nacional e local”.

O Banco de Provas é uma infraestrutura necessária ao eficaz e eficiente teste, controlo de qualidade das armas de fogo e suas munições, sendo a sua instalação, fiscalização e controle da competência da PSP.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade