Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana conquista quatro galardões nos Prémios Portugal Cinco Estrelas 2018

Rádio Alto Minho

13 Abril 2018, 16:40

Acessibilidade

Publicidade

Viana do Castelo conquistou quatro galardões nos Prémios Portugal Cinco Estrelas 2018. O concurso, que pretende destacar ícones de referência nacional, premiou, no concelho vianense, a Filigrana, a Praia do Cabedelo, o Templo-Monumento de Santa Luzia e as Festas de Nossa Senhora D’Agonia. A informação foi avançada hoje pela Câmara Municipal. Em comunicado, a autarquia explicou que a entrega dos galardões decorreu, na quinta-feira,  no Teatro Thalia, em Lisboa,  depois de a votação ter envolvido 205.895 consumidores.

Portugal Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada um dos 20 distritos ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas e outros ícones de referência nacional, bem como premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

Na categoria Monumentos, o Templo-Monumento de Santa Luzia foi vencedor do Prémio Cinco Estrelas. No alto do Monte de Santa Luzia, ergue-se o Templo-Monumento de Santa Luzia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Visível a quilómetros de distância, o monumento coroa a cidade Princesa do Lima.

Na categoria de Festas e Romarias, uma das destacadas foi a Festa em Honra de Nossa Senhora da Agonia. Em agosto, a cidade enche-se de milhares de pessoas que assistem à veneração de Viana do Castelo à Senhora da Agonia, invocada pelos pescadores para que o mar lhes seja mais favorável.

Já na categoria Artesanato, a Filigrana foi vencedora, destacando-se assim o trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados. A filigrana foi utilizada na joalharia desde a antiguidade greco-romana, sendo ainda empregada em grande variedade de objetos decorativos.

A Praia do Cabedelo foi vencedora na categoria Praias. Rodeada de dunas e de um pinhal onde se localizam dois parques de campismo, esta bonita praia em forma de meia lua é uma das mais concorridas da região. Entre os seus frequentadores mais assíduos, destacam-se os praticantes de surf, windsurf e bodyboard, que aqui encontram a ondulação perfeita

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade