Estamos a melhorar a sua experiência no nosso site.
Novidades brevemente!

Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Desentupimentos e Limpeza de Fosas, Assistência a Caldeiras, Detecção de Fugas de ÁguaDesentupiemntos Industriais e DomésticosAssistência Cladeiras e Esquentadores
Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

Viana do Castelo lança três roteiros para promover talha dourada

de Andrea Cruz (RAM)

atualizada às 14:52,Ter, Abril, 2018

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai apresentar, esta quarta-feira, o roteiro “Talha – Percursos em Viana do Castelo”, que sugere três percursos para conhecer a talha dourada do centro histórico e da envolvente urbana , num horizonte temporal de meio milénio.

A apresentação dos roteiros será feita pelo autor, Francisco Carneiro Fernandes,  responsável também pelos percursos que apresentam o Azulejo em Viana.

A talha dourada é um dos elementos principais e de destaque dos altares nas igrejas de Viana do Castelo. O roteiro apresenta-se como uma viagem pela história e pelo conhecimento, apontando percursos, igrejas e capelas a visitar, convidando vianenses e turistas a descobrirem preciosidades locais.

O P1 é o percurso de Santa Maria Maior, concentrado no centro histórico vianense; o P2 abrange o centro histórico na zona de Monserrate; já o P3 indica a presença de talha dourada na envolvente urbana. No concelho, a talha apresenta-se na sua tríplice função ornamental, alegórica e pedagógica, formando retábulos de altar, caixas de órgão, púlpitos e cadeirais, sanefas, grades, molduras e outras obras esculpidas com primor.

O P1 inclui visita à Sé de Viana do Castelo, Igreja de São Bento, Igreja das Almas, Capela “das Malheiras”, Capela de N.ª Sr.ª do Resgate, Igreja da Caridade, Capela “dos Condes da Carreira”, Capela de N.ª Sr.ª do Bom Despacho e Igreja da Misericórdia. Já o P2, centrado em Monserrate, inicia na Igreja de São Domingos, passa pelo Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, Capela de N.ª Sr.ª das Candeias, Capela de Santa Catarina, Capela do antigo Recolhimento de S. Tiago, Igreja e Santuário de N.ª Sr.ª da Agonia, Capela do Senhor do Calvário, Capela de N.ª Sr.ª da Conceição, terminando na Capela de São Roque. O P3, na envolvente urbana, tem início na Igreja do Carmo, passa pela Igreja das Carmelitas, Capela de Nossa Senhora das Necessidades, Capela de Jesus, Maria e José, Igreja de Santo António dos Capuchos, Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco, Igreja “das Ursulinas” ou do Seminário das Missões do Espírito Santo, terminando no Templo-Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, em Santa Luzia

RAM -
RAM -
RAM -
RAM -

PUBLICIDADE

Blisq Creative