*

Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Rádio Alto Minho - Feirão Natal
Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Misturacor
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

Viana do Castelo vai candidatar-se a capital europeia da cultura 2027

de Andrea Cruz (RAM)

atualizada às 2:09,Dom, Junho, 2017

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou que o município vai candidatar-se a capital europeia da cultura 2027. Para o autarca socialista, José Maria Costa, “o município enquadra-se nos objetivos europeus de cooperação cultural, tendo um valioso património cultural na sua identidade”.

Segundo o presidente da Câmara da capital do Alto Minho, o concelho “teve sempre o reconhecimento nacional na afirmação do traje a vianesa que representou inúmeras vezes Portugal em diversas manifestações e eventos internacionais”.

Viana do Castelo junta-se assim a Faro, que também já anunciou a apresnetação da sua candidatura.

O Parlamento Europeu aprovou a 13 de junho a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura entre 2020 e 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.

Lançada em 1985, a Capital Europeia da Cultura já esteve “sedeada” por três vezes em Portugal, designadamente em Lisboa (1994), no Porto (2001) e em Guimarães (2012).

Os concursos para a atribuição do título de Capital Europeia da Cultura começam seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, tal só acontecerá dentro de quatro anos, em 2021.

Depois de Aarhus (Dinamarca) e Pafos (Chipre), no ano em curso, as próximas capitais europeias da cultura serão Valeta (Malta) e Leeuwarden (Holanda), em 2018, Plovdiv (Bulgária) e Matera (Itália), em 2019, e Rijeka (Croácia) e Galway (Irlanda) em 2020.

RAM -
RAM -
RAM -
RAM -

PUBLICIDADE

Blisq Creative