Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Viana marcou presença na Summit of Mayors da Rede Europeia de Cidades Saudáveis

Rádio Alto Minho

14 Fevereiro 2018, 14:23

Acessibilidade

Publicidade

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e a vereadora com o pelouro da coesão social e saúde, Carlota Borges, marcaram presença na Summit of Mayor da WHO European Healthy Cities Network, que decorreu em Copenhaga (Dinamarca).

Viana do Castelo, que preside a a Assembleia da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis, e o Município do Seixal representaram Portugal no evento que debateu os novos desafios das cidades.

A iniciativa da Organização Mundial de Saúde ficou marcada pelo debate sobre as agendas das Nações Unidas 2013 para o Desenvolvimento Sustentável, a Agenda Urbana, o programa Saúde 2020 e o trabalho em desenvolvimento pela Rede de Cidades Saudáveis para o Manifesto 2030 para as Cidades Saudáveis e os Novos Espaços Urbanos.

Com a presença de diversos especialistas, o evento incluiu temas como as cidades saudáveis no contexto das alterações globais e mundiais; os espaços urbanos sustentáveis, a saúde e o bem estar; e a governança e a participação das cidades. De acordo com o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, os novos desafios das cidades passam sobretudo pela redução do consumo de energia, pela mobilidade sustentável, pela alimentação mais saudável e pelo fomento do exercício físico das pessoas.

A Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis é uma associação de municípios constituída formalmente a 10 de Outubro de 1997, em Viana do Castelo. A Rede tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do Projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Entre os seus objetivos consta o apoio e promoção de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde; promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os Municípios que integram a Rede e entre as restantes Redes Nacionais participantes no Projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS); e divulgar o Projeto Cidades Saudáveis, estimulando e apoiando a adesão de novos Municípios.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade