Estamos a melhorar a sua experiência no nosso site.
Novidades brevemente!

Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Desentupimentos e Limpeza de Fosas, Assistência a Caldeiras, Detecção de Fugas de ÁguaDesentupiemntos Industriais e DomésticosAssistência Cladeiras e Esquentadores
Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

Viana recebe base naval para testar barcos à vela produzidos pela Nelo Mar

de Andrea Cruz (RAM)

atualizada às 17:56,Qua, Abril, 2018

PUBLICIDADE

A Nelo Mar Kayaks, empresa portuguesa líder mundial na construção de embarcações para desportos náuticos, vai instalar uma base naval de treino em Viana do Castelo para testar os barcos à vela que começou a produzir em 2017.

“O ano passado começamos a produzir barcos à vela e necessitamos de um espaço para realizar os testes e para a simulação com clientes interessados nas embarcações. Viana do Castelo oferece as condições ideais para esse trabalho”, afirmou hoje o empresário Manuel Ramos.

O empresário de Vila do Conde, que falava aos jornalistas à margem da assinatura de um protocolo com a câmara local para a criação, no clube de vela da cidade, daquela estrutura, referiu que “as condições proporcionadas pelo mar e pelo rio “são as indicadas para o desenvolvimento das embarcações que produz”.

A Câmara de Viana do Castelo assinou hoje com a Nelo Mar um protocolo de colaboração estratégica para a implementação de uma base naval de treino de vela, a instalar no centro náutico de Vela.

O presidente da Câmara, José Maria Costa, destacou que aquela base vai ter como parceira uma empresa de Viana do Castelo, a Vianasailing, “que irá efetuar o treino, ‘coaching’ e atividades do projeto para apoiar atletas, velejadores e possíveis compradores nacionais e internacionais”.

“É um projeto que tem uma visão mundial visto que a Nelo Mar tem parceiros na Alemanha e nos EUA. Teremos aqui gente de todo o mundo a fazer ensaios e testes. Estamos também a criar condições para que os jovens que são hoje formados na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)possam integrar estas atividades”, sublinhou.

O autarca socialista adiantou que Viana do Castelo tem vindo a “criar condições para se posicionar no segmento internacional dos desportos náuticos”.

“Em parceria com a Nelo vamos ter, em Viana do castelo, uma prova do campeonato do mundo de canoagem e já temos mais outras três provas do campeonato do mundo de bodyboard, windsurf e kitesurf”, especificou.

A ministra do Mar, que presidiu à assinatura do protocolo, classificou Viana do Castelo como o “rosto de Portugal” nos desportos náuticos, área onde desenvolve “projetos referenciadores a nível internacional”, que motivaram a aposta de uma “empresa de referência internacional”.

“O facto de a empresa testar as suas novas embarcações em Portugal quer dizer que, não só disponibiliza a possibilidade de sua utilização, como também a possibilidade atrair para Viana do Castelo atletas de alta competição e, por essa via, tornarmos Portugal mais conhecido e apostarmos no papel de Portugal no mundo do desporto”.

Para Ana Paula Vitorino, a constituição daquela base naval de treinos de barcos à vela “não é só economia pura e dura mas, também, um contributo para formação de atletas, de gerações oceânicas em Portugal”.

O protocolo hoje assinado “tem em conta a localização do centro náutico de vela, as acessibilidades terrestres e marítimas, a proximidade das instalações daquela empresa como justificação para instalar a base em Viana do Castelo, tendo como entidade residente o centro de vela, que desenvolve a sua atividade formativa, competitiva e lúdica associada ao Centro de Mar”.

O protocolo “estabelece a parceria de cooperação entre as diversas entidades, sendo que à câmara municipal cabe prestar o apoio logístico necessário para a implementação da base, disponibilizar o espaço físico no centro náutico de vela e promover e dinamizar o projeto junto da comunidade local, a nível nacional e internacional”.

Foto Ricardo Sousa

RAM -
RAM -
RAM -
RAM -

PUBLICIDADE

Blisq Creative