Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Showbizz

Confirmado: A temperatura do nariz diminui quando está a mentir

Miguel Costa

26 Novembro 2018, 10:30

Acessibilidade

Publicidade

Os cientistas chamam-lhe o ‘efeito Pinóquio invertido’.

A comunidade científica já criou um novo teste de deteção de mentiras baseado na descoberta. Enquanto que o nariz da famosa personagem animada Pinóquio aumentava quando este mentia, ao que parecer o fenómeno inverso é real.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Granada, em Espanha, apurou que quando alguém está a mentir o seu nariz diminui… sobretudo a temperatura. Tendo como base os dados apurados, os investigadores desenvolveram um teste detetor de mentiras, que monitoriza a temperatura da face, capaz de determinar se a pessoa está a dizer a verdade ou a mentir.

A equipa de cientistas espanhóis garante que o novo método se trata “do teste mais fiável do mundo’, com um nível de precisão 10% mais elevado do que o comummente utilizado polígrafo. Durante aquela pesquisa, os investigadores observaram 60 estudantes ‘examinados’ por sensores térmicos enquanto realizavam várias tarefas. Tal incluía realizar um telefonema, durante o qual os voluntários eram orientados para contarem uma mentira a um amigo próximo.

Os sensores térmicos revelaram que quando um participante mentia, a temperatura da ponta do nariz decrescia em cerca de 1,2 graus centígrados, enquanto que a temperatura da testa subia por sua vez até 1,5 graus. Segundo os cientistas quanto maior é a diferença entre estas duas temperaturas, maior é a probabilidade da pessoa em questão estar a ser desonesta. Surpreendentemente, os cientistas garantem ainda que essa alteração na temperatura faz com que o tamanho do nariz reduza de facto subtilmente – apesar dos investigadores sublinharem que essa alteração em específico não é visível a olho nu.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade