Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Showbizz

Estudo: Tirar e comer macacos do nariz… faz bem à saúde

Rádio Alto Minho

03 Outubro 2018, 9:41

Acessibilidade

Publicidade

Apesar de ser visto como um hábito no mínimo repugnante para a maioria dos indivíduos, uma nova pesquisa sugere que ao invés de torcer o nariz deveria de facto estar a comer os macacos que lá tem… e a encorajar os mais novos a fazerem o mesmo.

Tal deve-se ao facto dos ditos macacos conterem inúmeros benefícios para a saúde, desempenhado um papel particularmente fundamental entre as crianças em fase de crescimento.

O estudo apurou que o ranho contém mucinas salivares capazes de formarem uma barreira natural contra as bactérias que provocam cáries. Os mesmos investigadores estão agora a tentar descobrir um método artificial de criar muco sintético em forma de pastilha elástica ou de pasta de dentes e que inclua os mesmos benefícios. Mais ainda, os investigadores defendem que o muco presente no ranho pode servir como defesa contra o desenvolvimento de infeções respiratórias, úlceras no estômago e até contra o VIH.

O professor e especialista pulmonar austríaco Friedrich Bischinger acredita que as pessoas que tiram e comem macacos do nariz são mais saudáveis, felizes e que provavelmente estão melhor sintonizadas com os seus corpos, comparativamente a outros indivíduos. “Trata-se de uma excelente forma de fortalecer o sistema imunitário. Medicamente faz sentido e é algo completamente natural”, disse. “Relativamente ao sistema imunitário, o nariz é um filtro no qual uma grande quantidade de bactérias são recolhidas, e quando esta mistura chega ao intestino funciona tal e qual como um medicamento”.

O especialista crê que deve ser erradicado o estigma social que rodeia o ato de tirar macacos do nariz e que os pais deveriam de facto encorajar os filhos a fazê-lo. Estas conclusões surgem após pesquisas realizadas anteriormente e de conselhos médicos que defendem que mexer no interior do nariz pode provocar hemorragias e propiciar o aparecimento de mais germes.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade