Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Showbizz

Ibuprofeno aumenta o risco de infertilidade nos homens?

Rádio Alto Minho

09 Janeiro 2018, 10:17

Acessibilidade

Publicidade

Estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences associa a toma deste comum fármaco a potenciais riscos de infertilidade no sexo masculino.

 

Usado comummente para combater dores e inflamações, o ibuprofeno é um dos fármacos mais consumidos um pouco por todo o mundo, contudo, os seus efeitos colaterais têm sido frequentemente alertados por parte de médicos e cientistas e sabe-se, agora, que há mais um motivo de preocupação.

De acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade de Copenhaga (na Dinamarca) e Universidade de Rennes 1 (França), e publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, a toma de ibuprofeno está relacionada com um aumento da sensação de fadiga e também com um maior risco de disfunção erétil, baixando os níveis de testosterona nos homens, conta o site britânico Metro. A saúde testicular fica em risco.

Depois de analisarem ao longo de seis semanas o impacto do medicamento em 31 jovens com idades entre os 18 e os 35 anos, os cientistas concluíram que este analgésico interrompe a produção natural da hormona sexual masculina. Em seis semanas, os níveis de testosterona caíram um quarto.

Mas não só. Uma vez que a produção normal desta hormona nos testículos ficou comprometida por causa do medicamento, os jovens que tomaram duas doses de 600 mg deste fármaco ao longo de duas semanas entraram num estado chamado de hipogonadismo compensado, que acontece quando o corpo faz um ‘esforço extra’ para compensar os níveis hormonais baixos, aumentando a produção da hormona luteinizante. Porém, este estado diminui a funcionalidade dos testículos, prejudicando – mais uma vez – os níveis de testosterona, que ficaram 18% mais baixos.

Os jovens que tomaram placebo – e que serviram de grupo de controlo – mantiveram os níveis normais de testosterona.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade