Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Prémios CNID! Pimenta, Jorge Mendes e Iuri Leitão distinguidos em Viana do Castelo

Duarte Lago

30 Maio 2023, 15:10

Acessibilidade

Publicidade

Viana do Castelo acolheu nesta segunda-feira, dia 29, a Gala dos Troféus CNID 2023, que se realizou no Forte de Santiago da Barra.

Durante a cerimónia, foram homenageadas diversas entidades e personalidades vianenses, como Filipa Cunha (árbitra da Associação de Futebol de Viana do Castelo), o Surf Clube de Viana e o Jornal Aurora do Lima, e foram premiados também o Cidadão de Mérito Iuri Leitão, distinguido com o prémio CNID para Atleta do Ano, e o empresário Jorge Mendes, premiado com o Prémio Mérito Internacional.

No caso de Jorge Mendes, foi a primeira vez que a Associação dos Jornalistas de Desporto entregou um prémio a um empresário da área do desporto, que se deveu à atividade de décadas a trabalhar na transferência de jogadores de e para o futebol português com um sucesso que se reflete no futebol português, dos clubes e das seleções.

Quanto ao ciclista Iuri Leitão, foi distinguido com o Prémio CNID para Atleta do Ano após ter colecionado medalhas em variadas provas, ao longo dos últimos meses. Ainda em maio, por exemplo, o ciclista da Caja Rural confirmou a vitória na geral da Volta à Grécia, ao ser segundo na quarta e última etapa da prova.

Nos Jornalistas, destaque para o Prémio Carreira que foi entregue a Bessa Tavares e também o de Jornalista do Ano para Carlos Pereira Santos (O Jogo). Jorge Monteiro foi distinguido em Fotojornalismo, André Zeferino (Record) é a Revelação do Ano, Irene Palma (A Bola TV) foi distinguida na Televisão, o site Bola na Rede no jornalismo online e Carlos Dias na Rádio.

Pela primeira vez, o CNID sublinhou a importância da figura do colaborador e do correspondente, figuras de grande importância para a Imprensa, distinguindo Carlos Veras, histórico correspondente de O Jogo em Chaves.

Sem surpresa, Auriol Dongmo, Pedro Pablo Pichardo e Fernando Pimenta foram alguns dos desportistas premiados, onde se incluem também o vianense Iuri Leitão e a Revelação foi o nadador Diogo Ribeiro (Benfica), com resultados excecionais este ano.

A equipa do ano distinguida foi a do Hóquei em Patins do FC Porto, recente campeã europeia precisamente em Viana do Castelo, troféu que conquistou pela terceira vez na sua história.

No que toca ao futebol, modalidade que esteve na génese do CNID em 1966, os sócios, como é de tradição, votaram O Melhor Jogador da I Liga, que é Gonçalo Ramos (SL Benfica) e o Melhor Jogador da II Liga, cujo prémio foi entregue a André Clovis, do Académico de Viseu.

O Treinador do Ano foi, também como é de tradição, o vencedor do campeonato da I Liga, pelo que distingue Roger Schmidt. Na II Liga, foi Paulo Alves, do Moreirense.

O Treinador Português no estrangeiro foi outra vez Abel Ferreira (Palmeiras, Brasil) e o Jogador Português no estrangeiro foi Rafael Leão, que foi campeão italiano e considerado mesmo o melhor do campeonato na última época.

Jair Silva (UD Leiria) foi o distinguido na Liga 3 e Cloe Lacasse (SL Benfica) foi a premiada na Liga de futebol feminino.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade