EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Showbizz

Sabe identificar a origem dos ovos?

Laura Falcão

06 Novembro 2019, 9:36

Acessibilidade

Publicidade

Segundo a Deco, os ovos para serem comercializados, têm de ter um código impresso na embalagem e na casca que informa os consumidores do modo de criação das galinhas, do país de origem do produto e do número de identificação da exploração, confira os mesmos.

O primeiro dígito inscrito revela o modo de criação das galinhas. Depois, há duas letras que identificam o país de origem. Os últimos dígitos referem-se ao número de identificação da exploração.

O código é extremamente relevante por que indica em que condições as galinhas foram criadas e a sua alimentação:

0 – Modo de produção biológica: são ovos provenientes de galinhas criadas de forma biológica, ou seja, em que 80% do seu alimento é de origem biológica. O produtor deve assegurar que cada ave tem, pelo menos, 4 m2 de espaço ao ar livre. No interior, cada pavilhão pode conter no máximo três mil animais e não pode ter mais de seis galinhas por metro quadrado.

1 – Ovo de galinha criada no exterior: os pavilhões são idênticos aos das galinhas criadas no solo, mas as aves devem ter acesso contínuo a espaços ao ar livre durante o dia. O terreno a que as galinhas têm acesso deve estar essencialmente coberto de vegetação, onde cada animal tem direito a pelo menos 2,5 m2 de espaço.

2 – Ovo de galinha criada no solo: as galinhas vivem em pavilhões fechados, onde se podem mover mais ou menos livremente. A densidade animal não deve ser superior a nove galinhas por m2. A superfície de cama de galinha deve ocupar, pelo menos, um terço do chão do aviário. Devem existir manjedouras e bebedouros em locais separados.

3 – Ovo de galinha criada em gaiola: As galinhas estão confinadas a espaços restritos. Tudo está mais ou menos automatizado: os ovos postos são diretamente recolhidos por tapetes rolantes, que também são usados para distribuir alimentos, os excrementos caem através das grelhas das jaulas e são libertados. Trata-se de um sistema higiénico e eficaz, com baixos custos de produção, mas que não tem em conta o bem-estar dos animais.

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - CASTING RAM

Siga-nos

Comentários

Publicidade