EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Showbizz

Teletrabalho: Algumas dicas para manteres a produtividade

João Tiago Lomba

18 Março 2020, 20:15

Acessibilidade

Publicidade

Devido à propagação da Covid-19, muitas empresas começaram a adotar o trabalho remoto, ou teletrabalho. Esta é um questão que exige uma mudança de hábitos e dedicação extra que é diferente a estar presente num escritório. Neste sentido, uma empresa ligada à área da tecnologia apresenta cinco estratégias para seres produtivo em regime 'home office', de forma a evitar que o trabalho seja prejudicado.

  1. Escolher um espaço da casa dedicado ao trabalho: ao dedicarmos um espaço da casa exclusivo à atividade laboral, e ao evitarmos trabalhar nas zonas de lazer, recebemos uma motivação extra para trabalhar sempre que estamos nesse espaço, e prevenimos de confundirmos o trabalho com o lazer.
  2. Evitar distrações com companhia em casa: havendo vários trabalhadores remotos em casa é fundamental assegurar a concentração e respeitar o espaço de trabalho de cada um, definindo expectativas relativamente à disponibilidade durante o ‘horário laboral’ e, caso haja crianças em casa que precisem de atenção, eventualmente até definir turnos. É importante definir um ‘sinal’ que indique se podemos ou não ser interrompidos num determinado momento, como por exemplo termos headphones postos, usar divisões da casa diferentes para trabalhar e deslocar-nos sempre para outro espaço quando existem chamadas ou reuniões virtuais a fazer.
  3. Criar horários bem definidos: em regime de teletrabalho, torna-se muito fácil interromper o trabalho “só 5 minutos”, reduzindo a nossa produtividade. Como tal, a gestão autónoma do tempo e atenção tornam-se, também, cruciais, fazendo com que acima de tudo seja essencial definir um horário de trabalho e evitar ao máximo outras atividades durante esse tempo. Algumas medidas, incluem a técnica do Pomodoro, que permite distribuir o trabalho em intervalos razoáveis de tempo, com uma pequena pausa programada no final, ou, para os mais impulsivos, apps como a Freedom, que permitem bloquear completamente o acesso a sites de distração durante um horário específico.
  4. Comunicar regularmente com a equipa: a comunicação é um dos maiores fatores que influenciam o sucesso de uma equipa remota. É necessária mais proatividade para esclarecer dúvidas ou pedir informações, pelo que todas as decisões tomadas devem ser comunicadas em canais acessíveis por todos.
  5. Manter a ligação humana: enquanto estamos em casa não há tantas oportunidades para conviver e fortalecer relações com colegas. Por isso, devemos também aqui ser proativos e criar espaço para ter conversas informais, que, habitualmente, já fazem parte do dia-a-dia no escritório. Criar canais de comunicação informais onde podemos e devemos ser mais nós próprios, e falar de assuntos não relacionados com o trabalho são essenciais.

Publicidade

Rádio Alto Minho - RETOMA RAM
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)

Siga-nos

Comentários

Publicidade