Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Showbizz

X PLACES COM MAYZE X FARIA NO CASTELO DE GUIMARÃES FOI TRANSMITIDO PARA 13 PAÍSES

Rádio Alto Minho

16 Setembro 2021, 11:22

Acessibilidade

Publicidade

o "X Places" mergulhou agora na História de Portugal e mostrou através da música eletrónica outra visão do Castelo da Fundação, mandado edificar no século X, pela Condessa Mumadona Dias.

No passado domingo, 5 de setembro, realizou-se a 3ª edição do X Places com a dupla Mayze X Faria no maior ícone da nossa nação – o Castelo de Guimarães. Depois do sucesso das duas primeiras edições em 2020, no Miradouro do Monte de São Pedro Fins em Amares e no Navio Gil Eannes em Viana do Castelo, o X Places mergulhou agora na História de Portugal e mostrou através da música eletrónica outra visão do Castelo da Fundação, mandado edificar no século X, pela Condessa Mumadona Dias.

O Castelo de Guimarães, considerado monumento nacional desde 1910, está inserido no Monte Latito, onde também se encontra a Igreja de São Miguel do Castelo e o Paço dos Duques de Bragança, e foi neste cenário épico que se realizou esta nova edição do X Places, onde é patente o ADN do projeto na sua génese que se pauta desde o seu início pela maior divulgação cultural e turística portuguesa além-fronteiras.

Jonh Mayze, Ceo do projeto X Places, adianta que “a importância e a responsabilidade não só para a dupla Mayze X Faria mas para todas as pessoas que iniciaram este projeto aumenta de edição para edição e sabermos que o nosso sonho passou do papel para a realidade é deveras gratificante. Ter o Castelo de Guimarães como pano de fundo vai de encontro às nossas ideologias pois a nossa máxima é desde sempre juntar a história, locais e a música eletrónica. Neste momento estamos a realizar o evento sem público mas futuramente vamos poder ter público a vivenciar esta experiência ao nosso lado. O calor humano e os sorrisos vão encher certamente as nossas próximas edições de Amor e Alegria.”


 



Património, música, imagem e som: um casamento feliz

Esta edição do X Places é co-financiada pelo programa “Garantir Cultura” do Ministério da Cultura e conta com a colaboração do Paço dos Duques de Bragança / Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN).  “Quando, através da imagem em movimento e do som, se concilia património vimaranense e música obtemos um casamento perfeito! No Domingo, pelo entardecer, pudemos assistir, através do YouTube e do Facebook, ao lançamento do vídeo da dupla Mayze X Faria, no Castelo de Guimarães, em Portugal, no âmbito da 3ª edição do X Places. Foi cerca de uma hora de boa música, tendo como pano de fundo o Castelo de Guimarães. De facto, «ouvindo» e visualizando o vídeo pudemos deleitar-nos com a música e com a beleza deslumbrante da cidade de Guimarães, a qual é, desde 2001, Património Cultural da Humanidade. Os monumentos para além de serem testemunho de histórias de outros tempos devem também ser «sentidos» de outros modos. Conjugando património e contemporaneidade permitimo-nos vivenciá-lo de modo diferente. Nós que cuidamos do património gostamos destes desafios, destas maneiras variegadas de sentir os monumentos que temos à nossa guarda. Espreitem o vídeo, seguramente vos vai agradar!”, refere a Drª Isabel Maria Fernandes (Diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques e Castelo de Guimarães).



“Neste situação que vive a Cultura Portuguesa, o projeto ser co-financiado pelo “Garantir Cultura” foi muito importante e uma ajuda enorme para o setor. Deu ao nosso projeto X Places a alavanca necessária para termos mais alento e uma enorme motivação para continuarmos o nosso sonho de levar o nome de Portugal e da sua cultura para o mundo através do olhar da música eletrónica. Para nós foi fundamental para a concretização deste projeto no Castelo de Guimarães. Desde já o nosso obrigado a todos os intervenientes do “Garantir Cultura” e a toda a equipa do Paço dos Duques de Bragança / Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN). Estamos todos de Parabéns!”, conclui Jonh Mayze.

O live stream do evento está a caminho das 15 mil visualizações e promete subir de dia para dia o número de views. Foi transmitido em simultâneo para 45 páginas de facebook de imprensa em Portugal, Holanda, Luxemburgo, Rússia, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Brasil, Chile, Colômbia, México e Canadá. O vídeo completo da 3ª edição do X Places já está disponível no YouTube oficial do evento. Os produtores portugueses Mayze X Faria mostraram, mais uma vez, que a coerência da sua linha musical na vertente Melodic House e seus sub-géneros, juntamente com a viagem visual e sonora de 1h captada pela produtora Unbox Films, são a união perfeita para nos levar a um enquadramento cénico idílico onde se insere o Castelo de Guimarães.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade