Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Alunos de primária de Alvarães candidatam-se à presidência da Junta para experimentar poder autárquico

Rádio Alto Minho

27 Maio 2016, 15:20

Acessibilidade

Publicidade

Um projeto educativo do agrupamento de escolas do Monte da Ola colocou a turma do quarto ano do centro escolar de Alvarães, Viana do Castelo a experimentar o poder autárquico elegendo em junho elementos para a constituição da Junta e Assembleia de Freguesia.

O projeto “Fidelizar”, promovido pelo agrupamento de escolas do Monte da Ola, envolveu os 15 alunos daquela turma em diversas iniciativas para tomarem contacto com diferentes atividades profissionais.

O desafio para a experiência no poder autárquico foi lançado pelo executivo, uma das instituições que colabora no projeto, motivando a turma a organizar o “ato eleitoral” que já conta com duas candidaturas.

”Vou melhorar a freguesia, a estrada que passa no centro escolar e construir um parque infantil perto do rio Neiva”, afirmou Rodrigo Teixeira de nove anos, um dos candidatos a presidente da Junta.

Também Paulo Costa, de 10 anos, garantiu que, se for eleito irá fazer “o melhor por Alvarães para deixar as pessoas felizes”.

“Pode ser uma das profissões que venha a seguir. Não tenho a certeza. Também gostava de ser ator”, confessou.

Na turma as raparigas não quiseram liderar nenhuma lista mas estão prontas para integrar o futuro executivo, como a Inês Fernandes que quer ser secretária.

“Assim faço parte da Junta ou da Assembleia de Freguesia e posso dar sugestões para melhorar os caminhos ou tapar buracos”, afirmou.

A professora Anabela Costa explicou que o objetivo daquela ação é “promover junto dos alunos o conhecimento sobre as várias atividades profissionais, ofertas educativas e orientar os alunos no percurso escolar de acordo com os seus gostos pessoais, aspirações e motivações”.

Adiantou que “as eleições vão decorrer no final do ano letivo, na última semana de junho, e estão abertas a todos os alunos do primeiro ciclo. Antes, haverá campanha eleitoral.

“O candidato eleito terá que formar os órgãos autárquicos e propor medidas concretas ao presidente da Junta verdadeiro que já se comprometeu a pô-las em prática, caso sejam exequíveis”, explicou.

Segundo a professora o “programa eleitoral” tem sido debatido na sala de aulas, com o contributo de todos os alunos, sendo que a requalificação da estrada municipal de acesso ao centro escolar, tem sido a medida mais popular”.

“A estrada é muito perigosa, não tem bermas. As crianças não podem deslocar-se a pé para a escola sem o acompanhamento de um adulto”, sustentou, referindo-se a uma reivindicação antiga da população de Alvarães, de construção de uma alternativa à estrada municipal que atravessa a freguesia para desviar os 200 camiões que passam, por dia, naquela via.

“As pessoas evitam de andar a pé porque não bermas e as valetas fundas impedem uma circulação em segurança”, frisou.

Para Anabela Costa este foi um projeto “muito desafiante por permitir tirar os alunos da sala de aulas levando-os para realidades diferentes, contactando com o mundo do trabalho”.

Como exemplo apontou a viagem de avião que os alunos vão fazer, dia 31, a Lisboa para uma visita à Assembleia da República.

A Junta de Freguesia vai suportar os custos da deslocação que, para a maioria dos alunos daquela turma, será primeira viagem à capital, de avião e para conhecer ao parlamento.

 

Para o autarca local, Fernando Martins, esta é uma “forma de envolver as crianças nos problemas da freguesia e do país, preparando-os para um futuro de trabalho”.

“Se desde pequenas as crianças forem sensibilizadas para as questões de cidadania vão transformar-se em adultos conscientes e participativos”, disse.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade