Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Onze veleiros robóticos de nove países participam em campeonato do mundo em Viana do Castelo

Rádio Alto Minho

31 Agosto 2016, 13:08

Acessibilidade

Publicidade

Onze veleiros robóticos, 100% autónomos e equipados com aplicações inovadoras, oriundos de nove países vão partiricipar, no rio Lima, entre 05 e 10 de setembro, no Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos (World Robotic Sailing Championship – WRSC) 2016.

A organização do evento é da responsabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), com o apoio da Câmara Municipal.

No total vão ser cerca de 50 pessoas de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Finlândia, Estados Unidos da América, Japão, Nova Zelândia e China, para a apresentar robôs que podem ir até quatro metros de comprimento e que usam como propulsão exclusivamente a força do vento.

“Queremos com este evento mostrar a importância que os veleiros robóticos têm no contexto da monitorização do oceano quer em ações de vigilância costeira quer pela capacidade que oferecem em termos recolha de dados oceanográficos”, afirmou, hoje, José Carlos Alves, docente da FEUP e investigador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC.

O responsável, que falava hoje em conferência de imprensa realizada na Câmara de Viana do Castelo, acrescentou “ a escolha da cidade de Viana do Castelo resultou das condições excecionais e únicas que oferece na região norte do país”.

” Para além de um enquadramento ímpar do plano de água no rio Lima, com uma visibilidade excelente desde a marginal da cidade, é de realçar o enorme empenho com que a Câmara Municipal de Viana do Castelo”, sustentou.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa disse que é “uma honra” para o concelho “poder colaborar” nesta iniciativa “que vai trazer à cidade um conjunto de cientistas de elevado valor, rentabilizando uma aposta que Viana do Castelo tem vindo a fazer, nos últimos anos, no Centro de Mar”.

Na segunda-feira, dia 5 de setembro, é dia de todos os participantes se instalarem na Marina de Viana e darem início aos treinos no Rio Lima em frente a Viana do Castelo.

De terça a sexta-feira, 6 a 9 de setembro, vão ser realizadas as várias provas do campeonato. No sábado, dia 10, realiza-se uma conferência com apresentação de trabalhos científicos sobre embarcações à vela robóticas.

Portugal vai ser representado por três grupos nesta competição – Universidade Nova de Lisboa, Escola Naval da Marinha/CINAV e FEUP/INESC TEC. A equipa FEUP/INESC TEC vai participar com o veleiro FAST, que já venceu este campeonato em 2012, em Cardiff (País de Gales).

Com capacidade para velejar de forma completamente autónoma, o veleiro da FEUP/INESC TEC é controlado por um pequeno computador e por atuadores elétricos que asseguram a manobra do leme e a orientação das velas. A energia elétrica é assegurada por um painel solar e armazenada em baterias, e o reduzido consumo energético permite o funcionamento autónomo por longos períodos de tempo.

Para a realização de ensaios no mar e monitorização em tempo real dos parâmetros de navegação, existe uma ligação de rede WiFi e um rádio-comando convencional, podendo ainda ser equipado com um sistema de comunicações via satélite. O veleiro foi construído em materiais compósitos, contando com o apoio de um conceituado construtor de kayaks de competição, situado na região de Crestuma: a NELO.

Os organizadores do WRSC (FEUP/INESC TEC) vão participar com o veleiro FAST, que já venceu este campeonato em 2012, em Cardiff (País de Gales). O FAST é uma embarcação autónoma e não tripulada que conta com um pequeno computador, responsável por fazer com que o FAST veleje autonomamente, e com pequenos motores elétricos para manobrar o leme e orientar as velas. Já a energia elétrica é assegurada por um painel solar e armazenada em baterias que possibilitam a operação do veleiro durante longos períodos de tempo.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade