Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Torre da Lapela reabre ao público em maio totalmente reabilitada

Rádio Alto Minho

28 Abril 2016, 10:00

Acessibilidade

Publicidade

O núcleo museológico da torre da Lapela, em Monção, vai reabrir ao público, em maio, após uma intervenção de reabilitação que vai permitir “um maior contacto com a história do concelho a ligação ao rio Minho”.

Em comunicado, hoje, a Câmara de Monção adiantou que o imóvel, classificado como monumento nacional desde 1910, vai abrir ao público no dia 27 de maio, durante as festas concelhias do Corpo de Deus.

A empreitada de reabilitação, orçada em cerca de 70 mil euros e com comparticipação dos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) englobou “a restauração da torre de menagem, a beneficiação do pavimento envolvente e a valorização dos canastros existentes”.

A intervenção teve como objetivo “criar uma imagem renovada de todo o interior, criando-se um espaço funcional para os visitantes e mais um elemento de promoção cultural do concelho”.

Para o presidente da Câmara, Augusto Domingues, citado naquela nota, trata-se de “uma aposta clara na valorização do património construído e na revitalização da memória coletiva da população”.

A torre da Lapela, com 27 metros de altura e cerca de 11,50 metros de largura, apresenta uma “construção austera e minimalista, com uma tipologia de torre isolada, com remate ameado, acesso principal e único num patamar elevado”.

Devido à sua função defensiva na linha do rio Minho, possui cisterna, paredes em alvenaria de granito aparelhado com 2,5 metros de espessura e passadiço ao nível da cobertura, terminado em telha tradicional”.

Nos últimos anos, “face à proximidade da ecopista do rio Minho, a torre de menagem era muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros”.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade