Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - Misturacor
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

+Viana: “SANITOP, liderança e inovação”

de Rui Gonçalves (RAM)

atualizado às 10:50,Sáb, Maio, 2017   Download


+Viana: “Sanitop, liderança e inovação”
Emissões: Sexta, 19.05.17 (12h30 e 18h30) | Domingo, 21.05.17 (20h)


Fundada em Viana do Castelo em 1993, com foco na eficiência energética, energias renováveis, conforto e soluções para reabilitação, a empresa em destaque este mês no “+Viana” é a líder nacional no ramo da distribuição de materiais para instalação sanitária e de climatização. 

Prestes a celebrar 25 anos e contando já com uma rede nacional de centros de atendimento profissional e 19 pontos de venda, a SANITOP – liderada por Johan Stevens – emprega atualmente 160 colaboradores, maioritariamente naturais de Viana do Castelo e apresenta um volume anual de faturação de 31 ME.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



Tido como um empresário de visão, Johan Stevens, fundador e diretor executivo da SANITOP é também ele “um filho da terra”. Há décadas que a família Stevens está intimamente ligada à história do Alto Minho, depois de terem vindo da Bélgica para dar consultadoria nos Estaleiros de Viana do Castelo.

Com o sonho de se transformar num empresário de sucesso e depois de um período de 20 anos na Bélgica – onde acabou o ensino secundário e superior – Johan regressou a Viana do Castelo com a sua esposa e juntos fizeram nascer a SANITOP.

Reunindo-se desde cedo de recursos humanos “com valor” e procurando o crescimento sustentável da SANITOP através de uma visão estratégica de expansão, Johan Stevens releva desde já que o “segredo do sucesso” da empresa está assente na qualidade da equipa que lidera, maioritariamente natural de Viana do Castelo.

A inovação esteve sempre presente na vida da SANITOP. Johan Stevens, acompanhado da responsável de comunicação Catarina Machado, confirmam que desde o inicio da atividade da empresa, sempre existiu a preocupação de apresentar ao mercado soluções mais eficazes e inovadoras. A empresa, que iniciou a atividade especializando-se na área do material de instalação, oferece atualmente um conjunto alargado de soluções, representando em exclusividade mais de três dezenas de fabricantes europeus em Portugal, nas áreas dos equipamentos sanitários e decorativos, sistemas para instalação, aquecimento, energia solar e ar condicionado (ouvir áudio).



Líder no mercado nacional, com a comercialização de mais de 30 mil referências, 19 pontos de venda e um volume de negócios acima dos 30 ME, Johan Stevens revela que o crescimento da empresa e a posição que hoje a SANITOP ocupa é fruto da atenção que esta dedica diariamente ao cliente final e às suas atuais necessidades, à cultura da própria empresa, à comunicação interna, à implementação do modelo “Kaizen Lean”, à motivação da equipa e ao investimento em inovação.

Considerando que a formação é uma das bases cada vez mais importantes na criação da competitividade e diferenciação neste setor, este tema tem sido uma das claras apostas da SANITOP nos últimos anos. Sediada na zona industrial do Neiva, onde se encontra o principal centro logístico da empresa, em 2010 a SANITOP voltou a inovar ao criar a Academia Sanitop.

A estrutura apresenta-se como uma plataforma pedagógica de qualificação de pessoas, nomeadamente instaladores profissionais. Após o nascimento em Viana do Castelo e numa lógica de proximidade, a SANITOP já alargou este projeto a cidades como Aveiro, Lisboa e Faro. A Academia SANITOP oferece vantagens competitivas para os profissionais do sector, permitindo-lhes manterem-se atualizados relativamente às melhores, mais atuais e inovadoras soluções do mercado, sempre com enfoque na sustentabilidade e eficiência energética, áreas que são cada vez mais importantes, não só para a melhoria do meio ambiente, mas também, para a redução da fatura energética das famílias (ouvir áudio).



Com um forte investimento em infraestruturas na década de 2000, nomeadamente na sua nova base logística, a SANITOP – operando no setor da construção – foi uma das empresas que fortemente a grave crise dos últimos anos.

Com o “arrefecimento” da construção civil no país e a respetiva quebra de mercado, a empresa sentiu necessidade de se restruturar internamente e simultaneamente alargar a atividade a novas as áreas de produto. A internacionalização foi um dos caminhos que a empresa seguiu, sendo atualmente também uma referência em diversos países europeus e africanos (ouvir áudio).



Atento ao futuro do setor e perspetivando o crescimento da empresa que lidera, Johan Stevens classifica a “reabilitação urbana” como o caminho no qual se deve apostar, premissa assente no atual crescimento do turismo e maior investimento estrangeiro em Portugal.

Nutrindo uma paixão por Viana do Castelo semelhante à que tem pela atividade que exerce, o diretor executivo da SANITOP projeta o futuro da empresa a partir da cidade onde “cresceu”. Os planos do empresário apontam para o crescimento da SANITOP acima da média do mercado, através da inovação e tecnologia, do comércio online e no alargamento da rede de lojas.



Com um constante investimento em infraestruturas e tecnologia, de forma a tornar ainda mais eficiente o trabalho desenvolvido pela empresa, a SANITOP continua a trilhar o seu caminho procurando sempre associar a melhor relação qualidade/preço dos seus produtos à atitude de responsabilidade global. Para Johan Stevens, a empresa está no mercado para proporcionar as melhores soluções técnicas e não apenas para vender produtos isolados. Nesse sentido, a SANITOP promove, de dois em dois anos, o Fórum Sanitop, um evento de grande dimensão que junta mais de 2000 pessoas e que assim procura dinamizar uma forte relação entre os profissionais, os fabricantes e os parceiros da empresa (ouvir áudio).


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


+Viana: “Sanitop, liderança e inovação”
Emissões: Sexta, 19.05.17 (12h30 e 18h30) | Domingo, 21.05.17 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do CasteloBlisq Creative


Biografia
Johan Jozef Willy Stevens

Nasceu no ano de 1964 em Viana do Castelo, filho do Eng.º Louis Stevens que tinha vindo, no ano anterior, a prestar serviços como consultor de métodos de trabalho nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.Até 1988, prosseguiu a sua escolaridade na Bélgica, concluindo, em Bruxelas, uma pós-graduação em Gestão de Empresas, com especialidade em Negócios Internacionais.
De 1989 a 1992, foi assistente do diretor-geral da maior empresa belga no sector da comercialização de material sanitário, a Van Marcke.
Em 1993, vem com a esposa para Viana do Castelo e inicia um projeto empresarial na área do material sanitário e de climatização, a Sanitop.
Em 2008 recebeu a Distinção Profissional do Rotary Club de Viana do Castelo e foi distinguido no âmbito do Alto Minho Business Awards 2008, organizado pelo Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho, com o Prémio Empreendedorismo.
É vice-presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo, membro do Conselho Consultivo da APCMC (Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção) e é, também, membro do Conselho Económico e Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
É sócio-gerente das empresas portuguesas Sanitop (material sanitário e de climatização com destaque para as energias amigas do ambiente) e da Felposa (imobiliária) e da empresa belga Bvba IDE.

+Viana: G9 Telecom2 dias

+Viana: G9 Telecom ...2 dias

+Viana: Dental, Clínica de Medicina Dentária3 semanas

+Viana: Dental, Clínica de Med ...3 semanas

+Viana: Macedo & Macedo, Lda.4 meses

+Viana: Macedo & Macedo, ...4 meses

+Viana: Vamos “Reabilitar Viana” com...5 meses

+Viana: Vamos “Reabilita ...5 meses

+Viana: “SANITOP, liderança e...6 meses

+Viana: “SANITOP, lidera ...6 meses

+Viana: XPAND IT, Viana no topo da tecnologia7 meses

+Viana: XPAND IT, Viana no top ...7 meses

+Viana: LINK Cowork & Business8 meses

+Viana: LINK Cowork & Bus ...8 meses

+Viana: Auto Valverde9 meses

+Viana: Auto Valverde ...9 meses

+Viana: Baltor – Engenharia e Construção10 meses

+Viana: Baltor – Engenha ...10 meses

Blisq Creative