Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Bruxelas escolhe projeto “Náutica nas Escolas” como “exemplo de boas práticas desportivas”

Rádio Alto Minho

30 Março 2017, 11:58

Acessibilidade

Publicidade

O projeto “Náutica nas Escolas”, lançado em 2012 pela Câmara de Viana do Castelo, foi escolhido pelo programa “Erasmus+Sport”,  um programa da União Europeia (UE) para a educação, formação e juventude como “exemplo de boas práticas de políticas de incentivo aos desportos náuticos”.  A informação foi avançada, hoje, em comunicado, pela Câmara Municipal.

Iniciado em 2013 com cerca de 450 alunos, de 18 turmas, de seis escolas de Viana do Castelo, o programa “Náutica nas Escolas” envolve, no atual ano letivo, onze escolas com 86 turmas e um universo de 1.754 estudantes que praticam atividades náuticas semanais incluídas no plano curricular.

Aquelas aulas, destinadas ao ensino básico e secundário do concelho, foram inseridas, por decisão dos agrupamentos de escolas, através da prática semanal de 90 minutos de surf, canoagem, remo ou vela a estes alunos, no plano curricular da disciplina de educação física.

O programa pretende “levar para os estabelecimentos de ensino atividades náuticas na disciplina de educação física, e que no atual ano letivo integra também o projeto inclusivo denominado “Náutica para todos” para que 36 alunos portadores de necessidades especiais pratiquem aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades curriculares”.

Promovido pela autarquia em parceria com os clubes náuticos de Viana do Castelo, o projeto foi apresentado, na quarta-feira, num seminário realizado em Bruxelas, intitulado Watersports Enhanced Together (WET), que contou com a presença do comissário europeu para educação, cultura, juventude de desporto, e onde o município esteve representado pelo presidente da Câmara, José Maria Costa, e pelo presidente do Surf Clube de Viana do Castelo (SCV), João Zamith.

O WET, do qual o SCV é parceiro, é financiado pelo Programa Erasmus+ Sport e cuja coordenação está ao cargo do Sport Northern Ireland.

Segundo adiantou hoje aquela autarquia, José Maria Costa “falou das políticas de atividade física para os desportos de água e a abordagem inovadora de Viana do Castelo com o projeto Náutica nas Escolas e João Zamith sublinhou a relação dos desportos náuticos com pessoas com necessidades especiais”.

“O projeto Náutica nas Escolas agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, implementando aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf”, sustentou o município.

Desde 2012, a iniciativa já foi distinguida vários prémios e menções, entre eles o de “Melhor Município para Viver”, Categoria Economia em 2013, o Prémio Desportivo 2014 “Personalidade do Ano” da Gala de Desporto e, já em 2015, o Prémio Athletice Mare 2015 dos Prémios Excellens Mare da PwC e o Prémio de Boas Práticas “Maia Cidade Europeia do Desporto”.

Em 2016, o Jornal Economia do Mar atribuiu também um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo projeto e pelo Centro de Mar de Viana do Castelo.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade