Tem apenas 5 anos e é o “melhor leitor” da Biblioteca de Esposende
16 Dezembro 2024, 14:18
António Cerveira, de apenas 5 anos, recebeu o prémio de “melhor leitor” da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, tendo requisitado, em 2024, 118 livros.
Na segunda posição ficou Guilherme Briote, de 8 anos, com 95, e, em terceiro lugar, Beatriz Arezes, de 12 anos, com 81 empréstimos.
Na categoria adultos, António Carlos da Silva, conquistou o título de melhor leitor com 114 livros requisitados, seguido de Maria Jacinta Abreu, com 93, e de Alda Viana, com 85.
Ao nível das instituições, as três primeiras foram a Santa Casa da Misericórdia de Fão/Jardim de Infância, com 122 requisições, a Associação ACARF, de Forjães, com 91, e o Centro Social da Juventude de Marinhas, com 77 empréstimos.
Na classificação geral, os três melhores leitores são Cerveira, António Carlos da Silva e Guilherme Briote.
O Presidente da Câmara Municipal felicitou todos os premiados, realçando o “notável” registo de tantos e fiéis leitores, e agradeceu a sua fidelização à Biblioteca Municipal. Perante um grupo tão eclético, desde crianças a seniores, Guilherme Emílio saudou o exemplo e o gosto que nutrem pela leitura, num tempo em que as novas tecnologias se afiguram muito mais atrativas. “Ler não é só a aquisição de conhecimento, é viajar para outros lugares sem sair do local, é falar com os autores sem os conhecer, viver um número infinito de histórias sem deixar de viver a nossa história”, vincou.