+Minho: “Mercadoria da Alma”
Emissões: Sexta, 28.10.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 30.10.16 (20h)
Começou a criar malas e lenços para uso próprio, até que um dia percebeu que o talento podia levá-la mais longe. A vida de docente ficou para trás e hoje a “Mercadoria da Alma” está presente em lojas de todo o país e até no estrangeiro. No +Minho de hoje apresentamos Natacha Castro e a “Mercadoria da Alma”.
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
Natacha Castro era professora e, sendo natural de Viana do Castelo, cresceu com o orgulho nos trajes coloridos do Minho. Em 2007, com a transformação operada no sistema de ensino em Portugal e com a respectiva redução de vagas para professores contratados, Natacha viu-se forçada a encontrar novos caminhos profissionais. Com as ferramentas de que já dispunha aliadas ao gosto pelo artesanato minhoto, decidiu começar a investir aos poucos naquilo que se viria a tornar a criação do seu próprio posto de trabalho através do desenvolvimento de uma atividade que até então fazia apenas por hobbie.
Inspirados nos lenços de Viana e nas mil e uma formas destes ganharem nova vida, os produtos “Mercadoria da Alma” tiveram de imediato uma enorme aceitação, dentro e fora do núcleo de amigos e familiares, incentivando a artesã a desenvolver novos modelos, incluindo também outros materiais como a cortiça (ouvir áudio).
Em 2011, sem colocação no sistema de ensino, Natacha Castro decide investir por completo na “Mercadoria da Alma”, transformando aquela que era ainda e apenas uma paixão, numa forma de vida. A artesã aposta nas feiras da especialidade e começa a colocar os seus produtos nas lojas de norte a sul do país. Malas, capas de livros, agendas, cadernos e outros acessórios, sempre com materiais de origem portuguesa.
Sempre com uma produção artesanal, a atividade da empresa “Mercadoria da Alma” foi crescendo e com os seus produtos cada vez mais solicitados pelo mercado, foi necessário envolver mais recursos humanos na produção das peças, à imagem do investimento necessário em equipamentos e materiais (ouvir áudio).
A “Mercadoria da Alma” saiu de Viana do Castelo e está atualmente espalhada um pouco por todo o país em lojas de artesanato e pode ainda ser encontrada nos aeroportos do Porto, Lisboa e Madeira ou nos Palácios de Sintra. Sempre presente nas maiores feiras da especialidade, Natacha Castro recomenda também uma visita à pagina de facebook da empresa que serve ainda de montra de todos os seus artigos e onde naturalmente se pode comprar online. Como empresa estruturada, assente num investimento continuo e que implica uma disponibilidade total, Natacha Castro revela a chave do sucesso do seu negócio reside numa nova visão sobre o artesanato português e a sua utilização.
Apaixonada pelo artesanato português e pelo projeto que dirige, Natacha Castro assume a sua total dedicação e disponibilidade para a “Mercadoria da Alma”. Formada na área de letras, a empresária inspirou-se numa obra de João de Barros datada do século XV, para escolher o nome desta marca.
Vianense de gema, apesar de atualmente residir em Lisboa por motivos que se prendem com o próprio negócio, Natacha Castro promete levar a “Mercadoria da Alma” bem longe. Já com um pé em Barcelona, onde os seus artigos são comercializados numa loja de artesanato português, de uma também vianense, a artesã, criadora e empresária sonha a médio prazo internacionalizar ainda mais a sua marca (ouvir áudio).
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
+Minho: “Mercadoria da Alma”
Emissões: Sexta, 28.10.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 30.10.16 (20h)
Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves
Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoio: Blisq Creative
Comentários