A freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo, vai acolher uma campanha de recolha de sangue no próximo dia 1 de agosto de 2025. A iniciativa, que decorrerá no Centro Paroquial de Alvarães entre as 15h e as 19h, é organizada pela Associação de Dadores de Sangue de Meadela.
Num gesto de solidariedade que pode salvar até três vidas, a comunidade local é convidada a participar nesta colheita. A campanha conta com o apoio do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Junta de Freguesia de Alvarães.
A Associação de Dadores de Sangue de Meadela, fundada em 2000, tem um longo historial na promoção de dádivas de sangue no concelho, realizando sessões de esclarecimento e campanhas de colheita em diversas freguesias.
Esta iniciativa surge numa altura do ano em que as reservas de sangue tendem a diminuir devido ao período de férias, tornando cada doação ainda mais crucial. Recentemente, o IPST tem apelado à dádiva para evitar o agravamento da situação das reservas a nível nacional.

Quem pode doar?
Para se candidatar à dádiva de sangue, é necessário cumprir alguns requisitos básicos de elegibilidade. De acordo com o IPST e outras entidades de saúde, os potenciais dadores devem:
Ter entre 18 e 65 anos de idade.
Pesar 50 kg ou mais.
Estar de boa saúde e não apresentar sintomas de infeção.
Ter hábitos de vida saudáveis.
Antes da doação, é sempre realizada uma avaliação por um profissional de saúde qualificado para garantir a segurança tanto do dador como do recetor.
Para mais informações sobre esta campanha, os interessados podem contactar a Associação de Dadores de Sangue de Meadela através do email adsfmeadela@sapo.pt ou do telefone 962 780 889.




















