EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Espaço de Memórias do Mar” visitado por quase seis mil pessoas em menos de três semanas

Rádio Alto Minho

26 Julho 2025, 13:50

Acessibilidade

Publicidade

Passaram menos de três semanas sobre a data de abertura ao público do “Espaço de Memórias do Mar”, instalado no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora e o equipamento já recebeu quase seis mil visitantes.

Passaram menos de três semanas sobre a data de abertura ao público do “Espaço de Memórias do Mar”, instalado no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora e o equipamento já recebeu quase seis mil visitantes.

Trata-se de um Núcleo Museológico dedicado ao património cultural e natural marítimo da costa do concelho de Caminha que é simultaneamente uma homenagem às gentes do mar. A visita é gratuita e o Núcleo está aberto de terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

A inauguração do espaço aconteceu a 7 de julho corrente. A recuperação do Forte, junto à praia de Vila Praia de Âncora, permitiu dar uma nova vida ao monumento, essencialmente militar, que é hoje um equipamento também ao serviço do lazer, da cultura e do turismo, sem perder de vista a sua vocação inicial.

No total, o projeto envolveu um investimento que ultrapassa meio milhão de euros e começou a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Caminha no final de 2022. O Projeto de Recuperação e Valorização do Forte da Lagarteira tinha por objetivo valorizar o monumento, abri-lo ao público e criar mais um polo de atração para Vila Praia de Âncora e para o concelho.

O Forte da Lagarteira é um Monumento de Interesse Público desde 1967 e parte integrante da memória da paisagem de Vila Praia de Âncora.

No “Espaço de Memórias do Mar” é possível conhecer as raízes históricas desta póvoa marinheira e a rica biodiversidade da nossa costa, revisitar memórias dos pescadores de Vila Praia de Âncora, da ocupação humana do Vale do Âncora, dos guardiões do mar e até mergulhar num espaço imersivo que nos transporta às profundezas do oceano.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - UNIPVC – Candidaturas

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade