EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Cerveira: Reserva do museu bienal abre ao público pela primeira vez

Rádio Alto Minho

29 Julho 2025, 10:47

Acessibilidade

Publicidade

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) abriu, pela primeira vez, a sua valiosa reserva museológica ao público, um espaço que alberga mais de 700 obras de arte reunidas desde 1978 e que agora pode ser visitado mediante marcação prévia.

Um marco histórico para a arte contemporânea em Portugal foi alcançado com a conclusão do projeto “FBAC: 47 anos de promoção da arte contemporânea”. A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) abriu, pela primeira vez, a sua valiosa reserva museológica ao público, um espaço que alberga mais de 700 obras de arte reunidas desde 1978 e que agora pode ser visitado mediante marcação prévia.

Este passo significativo foi possível graças a um investimento de cerca de 150 mil euros, cofinanciado a 65% pelo programa NORTE 2030, que permitiu uma profunda modernização e requalificação do espaço. A intervenção incluiu a instalação de sistemas de conservação de última geração, com controlo rigoroso de temperatura e humidade, a aquisição de mobiliário técnico especializado e a modernização da iluminação da galeria com tecnologia LED. Estas melhorias garantem não só a preservação e segurança do acervo, mas também criam as condições ideais para a sua fruição pelo público.

Rui Teixeira, Presidente do Conselho Diretivo da FBAC, destacou a importância estratégica desta abertura: “Inaugurámos um espaço inserido num projeto financiado pelo NORTE 2030 e que no fundo acaba por combinar uma das fases que definimos como estratégica que é a abertura do nosso acervo, da nossa coleção e assim permitir o contacto com um espólio com mais de 700 obras e que é de facto importante que seja visitável”.

A iniciativa representa um passo decisivo para tornar a coleção da FBAC, um dos mais significativos acervos de arte contemporânea do país, mais acessível a investigadores, estudantes e amantes da arte.

Jorge Sobrado, Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), elogiou a execução do projeto, afirmando que a Fundação Bienal de Arte de Cerveira está “duplamente de parabéns”. “Por um lado, porque está a viver um ciclo expansivo, afirmativo daquele que é a sua vocação cultural e artística. Por outro lado, está de parabéns porque executou, não apenas de uma forma muito célere, mas muito qualificada, um projeto de equipamento da sua infraestrutura cultural”, declarou. Sobrado sublinhou ainda que com esta qualificação, “as reservas passam a estar protegidas e, ao mesmo tempo, acessíveis. Este é um passo decisivo para tornar o acervo da Bienal ainda mais dinâmico e internacionalizável”.

Os interessados em visitar a nova reserva museológica devem efetuar uma marcação prévia com uma antecedência de três dias úteis, através do e-mail geral@bienaldecerveira.pt.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - UNIPVC – Candidaturas

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade