EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Arcos de Valdevez: Padroso uniu população para a plantação da batata

Rádio Alto Minho

28 Abril 2026, 17:18

Acessibilidade

Publicidade

A freguesia de Padroso, em Arcos de Valdevez, viveu um dia marcado pela união e pela tradição, com a recriação da plantação da batata.

A iniciativa reuniu a população local que, em colaboração com a Câmara Municipal, a Associação Amigos da Terra de Padroso, a Junta de Freguesia e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, reforçou o compromisso com a valorização do mundo rural e a preservação das práticas agrícolas tradicionais.

Trajados a rigor, evocando os costumes de outrora, e munidos de enxadas, os participantes dirigiram-se ao campo para dar início aos trabalhos. A plantação foi assinalada com a bênção do pároco da freguesia, e, no final, teve lugar um momento de convívio com a tradicional merenda.

A tarde continuou com animação, marcada por cantigas, num ambiente de partilha e celebração.

Esta ação integra um projeto promovido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca que visa recuperar e dinamizar práticas agrícolas ancestrais em várias freguesias do concelho.

No próximo dia 1 de maio, em Sistelo, terá lugar a cavada e sementeira do milho branco e do feijão tarreste, iniciativa aberta à participação de toda a comunidade.

A Câmara Municipal agradece o envolvimento de todos nesta ação, que contribui para manter vivas as tradições e para despertar, junto das gerações mais jovens o interesse pela agricultura.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Despertar
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade