Tradição reúne cerca de 400 garranos na Serra de Santa Luzia em Viana
24 Junho 2026, 9:52
Terminou, esta terça-feira, mais uma edição da tradicional marcação dos garranos na Serra de Santa Luzia, uma iniciativa promovida pela Associação de Criadores de Garranos e Barrosã de Santa Luzia, com sede em Outeiro.
Ao longo do fim de semana e prolongando-se até esta terça-feira, foram realizados os trabalhos anuais de gestão de cerca de 400 cavalos Garrano, dispersos no planalto da Serra de Santa Luzia.
“As operações incluíram a reunião das manadas, desparasitação, marcação dos potros nascidos no último ano e contagem dos efetivos, assegurando o acompanhamento sanitário e a correta identificação dos animais em regime de liberdade”, explica a Câmara de Viana do Castelo.
- Foto: Câmara de Viana
“Mais do que uma ação técnica, esta marcação representa um dos momentos mais marcantes da vida comunitária da serra. Trata-se de uma tradição com raízes profundas, que preserva saberes ancestrais ligados ao maneio dos equinos em liberdade e reforça a ligação entre as populações locais e o território”, acrescenta.
“Este trabalho contribui de forma decisiva para a salvaguarda da raça Garrana, um dos símbolos mais autênticos do Alto Minho, e para a preservação do equilíbrio ecológico e cultural destas paisagens de montanha”, conclui.
























