Monção: Aldeia Longos Vales “levanta o pau” para anunciar romaria
01 Junho 2017, 13:44
Mais de 100 pessoas da aldeia de Longos Vales, em Monção, cumprem, no domingo, a partir das 15:00, a uma tradição centenária do “levantamento do pau da bandeira”, para anunciar festas da aldeia.
Esta iniciativa secular, assinala o arranque das festividades em honra de São João Baptista, no último fim de semana de junho. Para a organização da romaria a freguesia divide-se em cinco partes, designadas por “quadra”, um conjunto de vários lugares que, a cada ano, tem a responsabilidade de organizar a festa.
O levantamento do pau consiste em fazer erguer um eucalipto com cerca 40 metros. O pau, pintado às cores, é levantado com a ajuda de quatro cordas interlaçadas, puxadas pelos elementos da quadra e pela população. Uma vez levantado é enterrado junto ao mosteiro de São João Baptista, para se manter hasteado até final do ano.
O pau é levantado sempre no primeiro ou segundo fim de semana de junho para anunciar as festas em honra do padroeira mas fica enterrado até 31 de dezembro. É retirado nesse dia porque no dia 01 de janeiro do novo ano já entra outra quadra para tomar conta da festa.





















