EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Autarca José Maria Costa apresenta equipa renovada às eleições de outubro

Rádio Alto Minho

31 Julho 2017, 10:42

Acessibilidade

Publicidade

O autarca socialista José Maria Costa vai concorrer às próximas eleições autárquicas de 01 de outubro com uma equipa renovada e jovem apresentada, publicamente, no último sábado numa sessão que contou com o apoio da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e do ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.

 

Com a saída da vereadora Ana Margarida Silva, atualmente responsável pelos pelouros dos Recursos Humanos, Saúde, Solidariedade Social Voluntariado, Serviços urbanos (Mercados, Feiras e Cemitérios ) entrou, em quinto lugar, a jovem Carlota Borges da Juventude Socialista(JS) do Alto Minho.  Em sexto, surge Ricardo Carvalhido, geólogo e responsável científico pelo projeto do geoparque do litoral de Viana do Castelo.

A equipa liderada por José Maria Costa volta a apresentar em segundo lugar, Vítor Lemos, atual vice-presidente, vereador do desporto e presidente do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico, seguido de Maria José Guerreiro, que neste mandato detém os pelouros da Educação, Cultura e Turismo, Luís Nobre, responsável pelas áreas do Planeamento Urbano, Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico Mobilidade (Trânsito e Transportes).

Ricardo Rego, Raquel Amorim, Joaquim Perre, Márcio Silva, Sandra Alves, Vítor Silva w Elisa Ruivo são outros dos nomes que integram a lista candidata às próximas autárquicas.

No discurso que proferiu na apresentação da equipa que o vai acompanhar na corrida ao último mandato autárquico, José Maria Costa sublinhou que “este executivo reduziu em oito anos 12,4 milhões de euros o seu passivo, pagando a 60 dias todos os seus compromissos financeiros”.

“Este executivo reduziu desde 2013 o desemprego em 38 %, tendo atualmente uma taxa de desemprego de 6,9 %. Viana do Castelo é a 5ª capital de distrito mais exportadora do país, com um “superavit “na balança de transações de 240 milhões de euros; Viana do castelo apresenta uma taxa de crescimento no turismo de 27 %”, frisou o autarca.

José Maria Costa reforçou que no atual mandato “foram criados em Viana do Castelo 1.900 postos de trabalho e com os novos investimentos nas 11 unidades industriais em curso, o concelho terá até Setembro de 2018 mais 2.000 postos de trabalho nos setores do turismo, serviços, novas tecnologias e industria”.

“Mas temos também boas noticias no investimento em curso no concelho na reabilitação urbana, com o nosso PEDU, o alargamento das redes de infraestruturas de saneamento básico, a valorização e proteção costeiras, o apoio às comunidades piscatórias, a ampliação das áreas de acolhimento empresarial, a requalificação das nossas escolas e a melhoria das infraestruturas culturais e desportivas. São cerca de 40 milhões de euros de investimento em Viana do Castelo”, destacou.

José Maria Costa adiantou estar satisfeito “com a confiança dos empresários de Viana do castelo e com os empresários estrangeiros que têm em curso cerca de 200 milhões de euros em projetos no setor logístico, no setor do calçado, no setor da cosmética, no setor automóvel , no setor ligado à construção civil e metalomecânica e no setor do mar”.

“Neste contexto complexo de grandes desafios, necessitamos urgentemente de uma política de futuro. A maior exigência que se impõe às democracias contemporâneas não é o acelerar dos processos sociais, mas é recuperar o futuro. Precisamos de voltar a situar o futuro em posição privilegiada da agenda da sociedade. O futuro tem de ganhar peso político na política e na vida social”, adiantou.

Definiu como prioridades para os próximos quatro anos “um maior desenvolvimento económico, mais coesão social e territorial e a aposta na econimia do mar”.

“As equipas que hoje se apresentam pretendem desenvolver um conjunto de linhas estratégicas para a cidade e concelho, pensando na sustentabilidade económica, na valorização do potencial humano e criativo dos jovens e das instituições, e continuar a grande aposta na cidade atlântica, para enfrentar os enormes desafios do século XXI. Teremos um diálogo permanente com a sociedade vianense, envolvendo todos os agentes económicos, sociais e culturais num processo de planeamento prospetivo, de forma participativa”, sustentou.

 

 

Fotos retiradas das páginas no facebook da candidatura de José Maria Costa e do presidente da Junta de Areosa, Rui Mesquita

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade