População de Viana convidada para rodagem de novo filme de Miguel Gonçalves Mendes
24 Agosto 2017, 11:25
Miguel Gonçalves Mendes (realizador do filme premiado “José e Pilar” sobre o vencedor do Nobel da Literatura José Saramago) apelou hoje à participação da população de Viana do Castelo na rodagem final do seu novo filme intitulado “O Sentido da Vida”.
As filmagens já começaram durante a Romaria d’Agonia e “as cenas mais importantes” vão decorrer no próximo fim-de-semana.
O realizador vai estar nos estúdios da RAM para uma entrevista onde dará indicações sobre como decorrerão as filmagens e a participação da população de Viana do Castelo.
A rodagem decorre, no sábado, dia 26, das 15:00 às 20:00 com a recriação de dança de Gigantones (feitos de propósito para o filme), na Praça da República. Os gigantones serão acompanhados pelo coro de Viana e pela Banda Filarmónica, sendo que o realizador recomenda aos figurantes que venham vestidas de vermelho.
No domingo, dia 27, as filmagens estão agendadas para o período entre as 16:00 e as 19:00 no Teatro Municipal Sá de Miranda com a participação de David Fonseca que interpretará a sua versão de “Havemos de Ir a Viana”.
Na segunda-feira, dia 28, decorrerão novas filmagens entre as 10:00 às 14:00 durante a conferência da Amnistia Internacional (AMI) sobre doenças raras. Aquela palestra vai decorrer na sala Couto Viana da Biblioteca Municipal.
“O Sentido da Vida” é o novo documentário do realizador Miguel Gonçalves Mendes (realizador do filme premiado “José e Pilar” sobre o vencedor do Nobel da Literatura José Saramago) em co-produção com a O2 Filmes de Fernando Meirelles (realizador da “Cidade de Deus e de “O Fiel Jardineiro”) e com a El Deseo (produtora espanhola de Augustin e Pedro Almodovar).
Trata-se de um documentário centrado na história real de um jovem brasileiro, Giovane, que sofre de paramiloidose familiar (doença rara e incurável espalhada pelos portugueses durante a época dos Descobrimentos) e que decide fazer uma volta ao mundo, procurando o sentido da vida.
Paralelamente o filme retrata a vida de algumas figuras públicas, cruzando as suas perspetivas e visões sobre a vida e o seu propósito, tais como o escritor português Valter Hugo Mãe, o primeiro astronauta dinamarquês da Agência Espacial Europeia, Andreas Morgensen, o defensor de direitos humanos Baltazar Garzon (advogado de Julien Assange), a artista plástica japonesa Mariko Mori, o músico compositor islandês Hilmar Orn Hilmarsson, a futura candidata à presidência do Brasil, Marina Silva, entre outros.
O final do nosso documentário terá lugar em Viana onde estamos a filmar deste as festas da Nossa Senhora d’Agonia. No próximo fim-de-semana terão lugar as filmagens mais importantes, para as quais gostaríamos de apelar à participação da população (o realizador irá dar as devidas indicações durante a entrevista):
Trailer:
https://vimeo.com/223669711
Outros videos:
http://vimeo.com/channels/osentidodavida
Site:
www.osentidodavida.com/
Facebook:
http://www.facebook.com/pg/sentidodavidameaningoflife
Instagram:
http://www.instagram.com/osentidodavida_ofilme/





















