Centro Social Paroquial de Areosa inaugura centro de dia e apoio domiciliário
06 Setembro 2017, 12:11
O Centro Social Paroquial de Areosa (CSPA) vai inaugurar, este domingo, parte do novo edifício da instituição que abrigará as respostas sociais Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). No total, esta segunda fase do projeto do novo edifício custou mais de 440 mil euros.
O bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira presidirá à eucaristia dominical, às 15:30. Para as 16: 30 está marcada a cerimónia de bênção e inauguração da parte nova do edifício do CSPA com a presença do presidente da Câmara, entre outras autoridades locais.
![]()
Em comunicado enviado à RAM, a instituição afirmou que a inauguração destas respostas sociais resulta “do esforço e vontade coletivas, que une e engrandece a população da freguesia.
“Foram os donativos dos paroquianos, principalmente dos que pertencem à Liga de Amigos do CSPA, a participação em campanhas de angariação de fundos e com um grande apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da Junta de Freguesia de Areosa, que tornaram possível concluir esta fase da obra e nos dão esperança que alcançaremos os nossos objetivos em prol de uma comunidade mais justa e solidária”, sustentou o CSPA.
Segundo a instituição, a construção do novo edifício foi iniciada em setembro de 2010.
“Dado o volume de investimento necessário e o escasso apoio estatal, tornou-se necessário dividir a construção em três fases”, adiantou.
A primeira fase, “referente à construção e fecho de todo o edifício, arranjos exteriores e conclusão em exclusivo dos espaços destinados à creche, foi concluída em 2012 num investimento 746.475 euros, dos quais 130.000 euros comparticipados por fundos comunitários”.
A segunda fase, que vai ser inaugurada este domingo, “integra o Centro Dia, SAD e respetivas estruturas de apoio, nomeadamente cozinha, lavandaria e gabinetes, num investimento de 446.006 euros, com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Viana do Castelo”.
“O Centro de Dia é uma nova resposta social a implementar logo que o espaço esteja devidamente mobilado e estejam cumpridas todas as formalidades junto das autoridades públicas. O SAD é uma resposta social já existente e que passará do Centro Paroquial, onde funcionava a título provisório, para o novo espaço agora concluído”, explicou a instituição.
O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) continuará a funcionar no Centro Paroquial.
O CSPA acrescentou que, “por falta de recursos, vai ficar para mais tarde a conclusão do espaço destinado ao lar, que está projetado para o piso superior do novo edifício”.
O CSPA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) “ao serviço da população de Areosa e freguesias limítrofes desde 1999, conta atualmente com protocolos de cooperação estabelecidos com o Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, para as respostas sociais Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Atividades de Tempos Livres e Creche”.
“Com estes serviços presta apoio a cerca de 90 famílias e perspetiva a sua expansão com a criação de novas respostas sociais, designadamente Centro de Dia e Lar”, explicou a instituição.
Foto retiradas da página da Paróquia de Areosa na internet





















