Caminha : Forte da Lagarteira com previsão de 13 mil visitantes até final de setembro
23 Setembro 2017, 20:34
O número de visitantes do Forte da Lagarteira, que reabriu ao público em junho, em Vila Praia de Âncora, vai chegar aos 13 mil até final de setembro de acordo com a previsão avançada pela Câmara de Caminha.
Em comunicado, aquela autarquia adiantou que aquele número pode até ser superado, fazendo “de Vila Praia de Âncora um destino turístico e ao mesmo tempo promovendo as associações e a economia do concelho”.
O Forte da Lagarteira foi mandado construir por Dom Pedro II no século XVII na sequência das Guerras da Restauração da independência (1640-1668) para o reforço da costa portuguesa perante a ameaça espanhola, integrando-se na linha de defesa estrategicamente colocada nas margens do rio Minho e ao longo da costa atlântica.

Em junho, a Câmara de Caminha e a Autoridade Marítima Nacional assinaram um protocolo de cooperação que permitiu a fruição pública daquele imóvel.
Com aquele acordo, em vigor durante cinco anos, renovável, e sem custos para a autarquia, o município compromete-se a garantir a conservação, manutenção e custos de funcionamento do imóvel, podendo, em contrapartida, utilizar o espaço para a realização de eventos.





















