Câmara de Viana aprova apoio de 50 mil euros à VianaFestas para a iluminação de Natal
23 Novembro 2017, 18:49
A Câmara de Viana do Castelo aprovou, hoje, por unanimidade, a atribuição de subsídio de 50 mil euros à VianaFestas para a iluminação de Natal de 20 artérias do centro histórico.
Segundo a vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro o montante atribuído à VianaFestas, entidade que organiza as festas da cidade, vai permitir a ornamentação de 20 ruas do centro histórico e duas árvores de Natal.
Uma das árvores, artificial, ficará instalada na Praça da Liberdade, na frente ribeirinha da cidade. A outra é apelidada como a maior árvore de Natal, natural, da Europa.
Trata-se de um araucária excelsa com mais de 50 metros de altura e que todos os anos é iluminada com milhares de luzes, sendo vista em toda a cidade, num perímetro de vários quilómetros.
A iluminação desta árvore acontece há mais vinte anos, sendo que instalação da decoração é assegurada, manualmente, apesar “das fragilidades” que o exemplar já apresenta.
A responsável adiantou que a iluminação prevista para a época natalícia 2017, será ligada no dia 01 de dezembro, sexta-feira, ao fim do dia.
Maria José Guerreiro revelou que, na próxima semana, serão apresentadas as propostas que integram a edição 2017 dos “Sentidos de Viana”, o programa de Natal que Câmara prepara, anualmente, para garantir animação na cidade.
Designado “Sentidos de Viana” o programa inclui espetáculos de música, concertos, dança, exposições, oficinas sobre vários temas para adultos e para as crianças, atividades desportivas, mostras e feiras temáticas, entre outras iniciativas.





















