Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Feira dos Santos em Valença com mais de 400 expositores

Rádio Alto Minho

29 Outubro 2018, 17:12

Acessibilidade

Publicidade

Mais de 400 expositores vão marcar presença esta semana na Feira dos Santos, em Valença, tradição com 260 anos que atrai milhares de visitantes, entre eles da vizinha Galiza.

A decorrer na quinta e na sexta-feira, os pericos dos Santos (peras pequenas típicas desta região), as castanhas, as corridas de cavalos, as tasquinhas, os cantares ao desafio e as tendas são alguns dos atrativos que “fazem da Feira dos Santos de Cerdal (Valença) a maior do Noroeste Peninsular”, refere uma nota da Câmara de Valença.

“Os pericos, semelhantes a uma pequena pera, são endógenos de Valença e tem no concelho, além da sua origem, as maiores áreas de produção. A par dos pericos, as castanhas cruas ou cozidas, as nozes e os dióspiros fazem as delícias de quem aprecio os produtos biológicos”, especificou.

Roupa, calçado, produtos do campo, gado cavalar, bovino e caprino, bijuterias e muita gastronomia tradicional são os principais “ingredientes” daquela feira.

Na quinta-feira realiza-se a “Feira dos Santos e, no dia 02 [sexta-feira], decorrerá a Feira dos Trocas, uma tradição que permite trocar os produtos adquiridos na véspera que, por alguma razão, não sirvam”.

Documentada já em 1758 nas “Memórias Paroquiais” da freguesia, a Feira dos Santos de Cerdal é considerada a “última grande feira/romaria do calendário anual do Noroeste Peninsular e vai contar este ano com mais de 400 feirantes.

A feira decorre, anualmente, no Terreiro de São Bento da Lagoa, na freguesia de Cerdal, “num espaço infraestruturado para o efeito”, situado junto à Estrada Nacional (EN) que liga o concelho a Paredes de Coura e a cinco minutos do acesso à Autoestrada A3 e às pontes internacionais que ligam Valença à Galiza.

Outra das tradições daquela festividade é a “prova de vinhos novos e degustação de petiscos locais”.

“Nas tasquinhas animam-se as noites ao som das concertinas e soltam-se as mais castiças cantigas de desgarrada”, adiantou o município.

As corridas de cavalos, em passo travado, são outros dos pontos altos do programa da romaria. A iniciativa decorrerá na pista das corridas onde “os emblemáticos cavalos garranos dão um colorido especial à feira do gado que contará, ainda, com animais bovinos, caprinos e ovinos”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade