Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Antestreia de “Casa ENVC – Instantes e Memórias” enche Sá de Miranda

Rádio Alto Minho

04 Junho 2019, 15:36

Acessibilidade

Publicidade

A antestreia do documentário “Casa ENVC Instantes e Memórias”, que apresenta 18 histórias de vida de antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, encheu, ontem, a sala do Teatro Municipal Sá de Miranda.

O projeto, realizado por Elisabete Pinto, Flávio Cruz e Luís Lagadouro, surgiu do trabalho de pesquisa que a oficina de teatro de ex-trabalhadores dos ENVC, ENQUANTO NAVEGÁVAMOS, no âmbito das Oficinas Regulares de Teatro do Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste – CDV.

“Durante o trabalho de pesquisa, fui falar com duas ou três pessoas e começaram a partilhar comigo historias incríveis e tão fortes que eu não podia deixar que ficassem só ali”, explicou Elisabete Pinto.

“Antes de passar à prática perguntei-lhes se mais alguém, para além dos familiares, sabia destas histórias e eles disseram-me que não e, por isso, decidi procurar pessoas especializadas na área do audiovisual para me ajudarem a tornarem eterno estas histórias e estas pessoas”, adiantou.

“Casa ENVC Instantes E Memórias” assinala os 75 anos do surgimento da empresa de construção naval da capital do Alto Minho e reúne 18 testemunhos de quem viveu e sentiu a empresa como sua e como parte integrante da cidade.

O presidente da Câmara, José Maria Costa, marcou presença na antestreia e disse à Rádio Alto Minho que “os estaleiros foram uma casa que acolheu milhares de trabalhadores e lhes deu emprego, mas, acima de tudo, lhes deu uma escola”.

“Estes homens têm todos um percurso muito forte e aquilo que nós notamos é que elas tinham um grande carinho e amor pela empresa, uma grande dedicação ao trabalho e ao profissionalismo e, acima de tudo, um grande amor àquilo que faziam na construção naval”, sublinhou o autarca.

O evento foi promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana com o apoio da Câmara Municipal.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade