Associação da Meadela assinala Dia Nacional do Dador de Sangue com recolha em Santa Marta de Portuzelo
04 Março 2020, 9:58
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela vai assinalar, no dia 27, o Dia Nacional do Dador de Sangue com uma campanha de recolha e de registo para medula óssea. A iniciativa vai decorrer entre as 15:00 às 19:00 na sede da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo.
A ação de recolha é dirigida a pessoas com idades entre os 18 e os 65 anos.
Com 23 anos de atividade, a Associação de Dadores de Sangue, presidida António José Mesquita, promove, regularmente, campanhas de consciencialização para a importância da dádiva de sangue e ações de sensibilização em escolas do primeiro ciclo, ensino secundário, universitário e profissional, em meios laborais e realiza ainda ações de formação e campanhas de recolha de sangue.
Com sede na rua da Bouça Longa, na Meadela, a Associação surgiu na sequência da criação do Núcleo de Dadores de Sangue da Meadela em setembro de 1996, e funcionou durante quatro anos numa sede provisória, em casa do seu fundador, António Mesquita.
Em janeiro de 2018, a Câmara de Viana do Castelo atribuiu a António Mesquita o título de Cidadão de Mérito da cidade.
Em 1998 foi requerida a filiação da associação na Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, e, em 21 de setembro de 2000, nasceu a Associação que hoje é das mais ativas de todo o concelho e região.




















