EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Misericórdias e instituições de solidariedade pedem ajuda a Marcelo Rebelo de Sousa

Rádio Alto Minho

13 Abril 2020, 22:24

Acessibilidade

Publicidade

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS)e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) pediram hoje ao Presidente da República que intervenha no sentido de ser encontrada uma solução para retirar dos lares os utentes com covid-19.

“Não consideramos aceitável transformar as estruturas residenciais, os denominados lares, em estruturas de saúde. Tem de ser encontrada, a nível nacional, uma solução para colocação dos idosos que estão infetados”, afirmou aos jornalistas o presidente do Conselho Nacional da UMP, Francisco Araújo, que falava também em nome da CNIS.

No seu entender, “os idosos infetados não podem ser colocados nos lares pelo risco de infeção que tal representa para os outros utentes”, mas a “falta de articulação” entre os ministérios da Saúde e da Segurança Social não tem permitido encontrar uma solução para este problema.

“O Ministério da Saúde tem muitos recursos pelo país fora. Neste momento, uma parte deles podia ser alocada para esta necessidade, o que muito contribuiria para desafogar a incidência que existe nos hospitais”, defendeu Francisco Araújo, referindo-se, por exemplo, aos profissionais das Unidades de Saúde Familiares.

O responsável considerou que terá de haver “uma intervenção superior” para resolver este problema, quer da parte do Presidente da República, quer do primeiro-ministro, sensibilizando a tutela da Saúde para a necessidade de se articular com a da Segurança Social.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade