Autarca de Viana congratula-se com abertura do concurso para eletrificação da Linha do Minho
01 Março 2016, 11:47
O presidente da Câmara de Viana do Castelo aplaudiu hoje o anúncio do lançamento do concurso público para a eletrificação do troço ferroviário Nine – Viana do Castelo, na Linha do Minho, orçada em 21,5 milhões de euros.
O socialista José Maria Costa sublinhou, em nota enviada à imprensa, que o concurso público lançado, na segunda-feira, pela Infraestruturas de Portugal (IP) “é a melhor forma de aumentar a competitividade e melhorar a mobilidade da fronteira com mais população do país”.
A IP indicou que a obra faz parte do projeto de modernização da Linha do Minho e “contempla a eletrificação do troco Nine (exclusive)/Viana do Castelo (inclusive), numa extensão total de 43,6 quilómetros, a execução de estações técnicas e de trabalhos de adequação e melhoria das condições de exploração”, sendo o prazo de execução de 18 meses.
“Só desta forma se aumenta a competitividade da euro-região e melhora a mobilidade da fronteira com mais população do país, pelo que a notícia é vista com agrado em Viana do Castelo, uma vez que a eletrificação é uma antiga reclamação que agora começa a tornar-se realidade”, sustentou o autarca da capital do Alto Minho.
José Maria Costa lembrou que, em 2011, “foi colocada a hipótese da Linha do Minho e, em particular, a ligação Valença-Vigo ser encerrada” o que motivou forte contestação de empresários, autarcas e da associação transfronteiriça do Eixo Atlântico.





















