Surf Clube de Viana volta a dinamizar voluntariado jovem
20 Julho 2020, 15:25
O Surf Clube de Viana (SCV) conta, desde o passado dia 6 de julho, com cinco jovens ao abrigo dos projetos “ONDA Z” e “OTL com Eco”, integrados respetivamente no programa de voluntariado Geração Z e OTL do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Aquisição de competências pessoais, sociais e solidárias, formativas e profissionais fundamentais à vida adulta e independente, através de experiências não formais de aprendizagem, da criação de hábitos saudáveis, através do desporto e da proteção ambiental, e ainda consciencializar para a importância do voluntariado jovem são os principais objetivos destes projetos.
“A colaboração destes jovens da Geração Z, a mais tecnológica de sempre e voltada para a imagem e autopromoção, vai estimulá-los sobretudo nas áreas de desporto, solidariedade intergeracional, direitos humanos e sustentabilidade ambiental. Visamos contribuir para a aquisição de valores que constituem a cultura da nossa associação”, explica Vânia Cruz, membro da direção do SCV responsável pelo voluntariado jovem.
No “ONDA Z” e no “OTL com Eco”, estes jovens vão, ao longo de 60 dias, colaborar com o clube em parceria com outras entidades públicas e privadas, como a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, a Associação de Moradores do Cabedelo, a Sustainable Tourism & Outdoors Kit for Evaluation (STOKE) e a Federação Portuguesa de Surf.