Arcos de Valdevez: Antiga parteira de Bostelinhos morreu com 105 anos
28 Dezembro 2020, 7:27
Faleceu este domingo, Maria Rodrigues Branco de 105 anos, antiga parteira de Arcos de Valdevez, conhecida por "Tia Maria Casanova". O óbito foi anunciado pela junta de Cabana Maior, freguesia onde nasceu e residia a centenária, no lugar de Bostelinhos.
“Lamentamos a morte desta senhora, que era verdadeiramente uma doçura. Dona Maria “Casanova” faleceu este Domingo 27 de Dezembro, aos 105 anos de idade. Os membros da Assembleia e do Executivo da Junta de Freguesia de Cabana Maior, apresentam os mais sinceros pêsames e sentidas condolências, a todos os familiares e amigos” pode ler -se na página de Facebook da Junta.
Tia Maria Casanova”, de 105 anos, não tinha filhos mas ajudou a nascer praticamente todos os habitantes de Bostelinhos.
Nasceu a 25 de fevereiro de 1915, no Lugar de Bostelinhos, Cabana Maior, conheciam-na por “Tia Maria Casanova”, em alusão ao nome do sítio onde vivia. Parteira e criada de servir, praticamente todos habitantes da aldeia lhe passaram pelas mãos à nascença. Comemorou os 105 anos, rodeada de muitos daqueles que viu nascer, familiares, amigos e até autarcas.
Nascida numa família com seis filhos, quatro raparigas e dois rapazes, Maria Branco não procriou apesar de ter casado. Dedicou a vida a trazer ao Mundo e a criar filhos de outros.
“Foi empregada da minha bisavó desde os 15 anos. Os filhos dela eram como se fossem seus e todos os habitantes da aldeia e os filhos deles nasceram pela mão dela”, afirmou Jéssica Neves de 29 anos, que foi criada pela centenária, para quem a idosa, que era a mais velha do concelho de Arcos de Valdevez, assume grande importância.
Fotografia: Junta de Freguesia de Cabana Maior




















