Alto Minho uniu-se e avisa que a exploração mineira “não é bem vinda”
23 Outubro 2021, 17:09
O Movimento de Protesto contra a Exploração de Lítio decorreu hoje nas ruas principais de Viana do Castelo e teve a duração de cerca de 2 horas. À marcha juntaram-se os Presidentes de 5 Municípios, Quim Barreiros, Augusto Canário e milhares de pessoas.
Os Presidentes de Câmara de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, e Ponte de Lima, uniram-se à manifestação contra os projetos de prospeção e pesquisa de lítio previstos para Serra d’Arga.
A concentração iniciou-se às 10hoo na Pousada da Juventude de Viana do Castelo, rumo à Praça da República.
Augusto Canário e Quim Barreiros juntaram-se ao movimento e juntamente com milhares de pessoas protestaram com cânticos, concertinas e “desgarradas” onde se faziam ouvir quadras como “Fora da Serra, que a Serra é nossa!”.
Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, em representação dos cinco Municípios, já na Praça da República, afirmou que “O Minho tem gente hospitaleira, mas aqui no nosso território, aqui na Serra d’Arga as multinacionais de exploração mineira não são bem-vindas” onde destaca a importância da união e da capacidade de solidez das pessoas.
Recorde-se que este protesto surge como consequência da abertura da consulta pública, do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio das oito potenciais áreas iniciada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) dois dias depois das eleições autárquicas de setembro.





















