Modelo de financiamento do Hospital de Viana vai chegar ao Parlamento por iniciativa do PCP
10 Maio 2016, 9:28
A deputada do PCP Carla Cruz anunciou em Viana do Castelo que vai apresentar um requerimento a exigir o reforço da capitação da Unidade de Saúde do Alto Minho.
A garantia foi dada pela deputada comunista aos jornalistas no final de uma visita que realizou esta segunda-feira a várias instituições do concelho.
Carla Cruz reuniu com os responsáveis da Casa dos Rapazes, com o Comandante dos Bombeiros Voluntários, com o Presidente da Direção do Lar da Congregação de Nossa Senhora da Caridade e com o Diretor da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
A deputada comunista defendeu a alteração do modelo de financiamento da Unidade Local de Saúde do Alto Minho que atribui à região a capitação mais baixa de todo o país e adiantou que vai apresentar na Assembleia da República um requerimento a exigir ao Governo o reforço da capitação da ULSAM.
“Vamos insistir com esta necessidade do reforço da capitação e perceber as razões porque não existe este reforço”, frisou.
Carla Cruz sublinhou que “sem o reforço da capitação dificilmente haverá realização de investimentos necessários, não só ao nível das infraestruturas como renovação de equipamentos e da contratação de pessoal, nomeadamente médicos”.
Carla Cruz anunciou que o PCP entregou, no Parlamento, na segunda-feira, uma iniciativa legislativa que visa fixar médicos nas zonas carenciandas, onde são abetos concurso e ficam desertos.
“ A iniciativa legislativa do PCP prevê medidas de carater pecuniário e não só que poderão ajudar a fixar os profissionais de saúde necessários a cada região”, explicou.
A ULSAM é constituída por dois hospitais, o de Santa Luzia em Viana do Castelo e o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, a ULSAM serve uma população residente superior a 244 mil pessoas. A ULSAM contava, segundo dados divulgados em 2012, com 2.565 colaboradores, entre os quais 550 médicos e 850 enfermeiros.
Além da saúde, a visita de Carla Cruz centrou-se nas respostas sociais do concelho, quer ao nível da infância e terceira idade, e que levaram a deputada comunista à Casa dos Rapazes e Lar da Caridade.
Nos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo Carla Cruz disse ter sido alertada para a falta de voluntários, situação que disse poder estar relacionada com “fenómenos migratórios e com as dificuldades levantadas pelas entidades patronais”.
Segundo a deputada comunista a falta de voluntários “tem efeitos na prontidão e no socorro que as corporações prestam às populações.





















