“Meadela Peças”
Emissões: Domingo, 29.01.23 (20h)
Começamos este ano de 2023 com uma viagem até à freguesia da Meadela nos arredores de Viana do Castelo para conhecermos a Meadela Peças, empresa fundada nos anos de 1980, e que até hoje tem cimentado o seu nome no mercado local de peças de automóvel, mas também em outras áreas, como vamos saber com conversa com a Sofia Costa.
A empresa nasceu para suprir a necessidade de peças de automóveis que evitasse deslocações ao Porto. Dessa forma, a Meadela Peças fez jus ao chavão de que “a necessidade aguça o engenho”, como nos refere a nossa interlocutora.
Como foram os primeiros passos da empresa no mercado local, estendido depois a todo o distrito. E o mercado local como reagiu? Apesar de não se lembrar bem desses tempos, o seu pai, fundador da empresa, relata que foi visto com bons olhos. (ouvir áudio)
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
Olhando para os recursos humanos que sustentam a actividade da Meadela Peças como foi a sua evolução? A empresa já ultrapassa os limites do distrito de Viana do Castelo.
A empresa já não se dedica só à comercialização de peças auto. Ao longo do tempo enveredou pela abertura a outras actividades, como a já citada loja de tintas para a construção civil na Póvoa de Varzim. Mas o cidadão ainda desconhece estes outros serviços que a Meadela Peças oferece.
A inovação também está presente em alguns materiais que são inovadores, como ocaso de painéis de ardósia. Isso por vezes acontece devido a algumas parcerias que são postas em prática pela Meadela Peças.
Sofia Costa fala-nos também do cliente que escolhe a sua empresa para a compra dos materiais e serviços que procura. (ouvir áudio)
Chegados a 2023, apareceu uma nova etapa na vida da Meadela Peças com a inauguração no inicio do ano, das novas instalações contíguas às existentes, mais amplas, com maior capacidade para executar os diversos serviços que presta e também, encetar um novo caminho, o da formação, mas não só, também proporcionar e incentivar a visita dos clientes à loja já que até aqui era mais o inverso através do contacto que era feito pela deslocação dos comerciais da empresas aos diversos clientes.
De onde surgiu a necessidade destas novas instalações que começaram a ser projetadas há alguns anos e que ganhou vida no período pandémico. Sofia Costa explica.
O investimento nestas novas instalações foi avultado….(ouvir áudio)
E as apostas para o futuro da Meadela Peças por onde passam?
Na altura da inauguração deste novo espaço, os responsáveis da empresa referiram que futuramente o desafio poderia passar por abrir outros espaços no distrito vianense.
O gosto musical de Sofia Costa leva-nos até à musica dos Queen, com a qual fechamos a edição de Janeiro do +Viana. (ouvir áudio)
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
“Meadela Peças”
Emissões: Domingo, 29.01.23 (20h)
Ficha técnica:
Produção e apresentação: Fernando Serrão | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo, Blisq Creative, Eurostyle Systems Portugal
Comentários