+Minho: “É d’Biana”
Emissões: Sexta, 05.08.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 07.08.16 (20h)
No +Minho desta semana voltamos a falar de moda.
Uma “moda” muito particular… A “nossa” moda!
A moda de Viana, moda para Viana e para um pais inteiro que se orgulha das suas tradições e património. O + Minho desta semana “É d’Biana”
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
Sofia Araújo tem 36 anos e é uma jovem criadora de Viana do Castelo que acaba de lançar uma coleção de moda e acessórios que pretende valorizar a riqueza do Alto Minho.
A marca que registou – É d’Biana – integra no projeto um fotógrafo local, Vítor Roriz e inclui cerca de 40 peças de vestuário que retratam as festas, o traje e o património de Viana do Castelo. Peças 100% portuguesas com tecidos escolhidos criteriosamente, assim como as imagens neles impressas, tornando as peças num produto cultural.
Com apenas 6 anos de idade, Sofia Araújo rumou ao Porto, acompanhando os pais que se deslocaram para esta cidade por motivos profissionais. Depois de regressar a Viana do Castelo, formada na área da gestão e com um percurso profissional ligado ao mundo têxtil, viu-se desempregada no ano de 2012. Da adversidade fez oportunidade e com os conhecimentos que adquirira, decidiu investir em si e na criação do seu próprio posto de trabalho. A Close(t), original loja que abriu na cidade nesse ano é a empresa à qual dedica os seus dias e onde investe as suas ideias (ouvir áudio).
Abrir uma empresa em época de crise foi um desafio para Sofia Araújo
Ao longo dos 4 últimos anos a Close(t) sofreu algumas mutações e alterou 3 vezes de localização. Sem nunca mudar o seu conceito inovador, a Close(t) à imagem da sua proprietária, sempre primou pela diferença e autenticidade:
Em 2013, Sofia Araújo criou uma marca de vestuário que lhe permite aliar a paixão que tem pela cidade de Viana à sua experiência profissional na área têxtil, assim como à missão que sente de levar longe a sua cidade. Para a criadora, “Viana é uma cidade de rio, mar e montanha e é um sítio onde é possível deslumbrar-se com situações diferentes todos os dias”. Com a intenção de transmitir esse sentimento ao mundo, em 2015 Sofia fez chegar à luz do dia a coleção “Biana”, relacionada com o património e as festas d’Agonia.
Depois da bem sucedida coleção, Sofia Araújo, em parceria com o reputado fotógrafo Victor Roriz, arriscou e lançou pela 1ª vez uma coleção Outono/Inverno em que o guarda chuva foi o elemento de destaque. O colorido dos trajes e do fogo de artifício, o movimento das pessoas, a música e os trajes foram algumas das inspirações para as escolhas das imagens que se podem encontrar nas peças.
O nome “Biana”, escolhido para as coleções de 2015, foi tão bem assimilado pelo público que “É d’Biana”, passa a ser agora a grande aposta e a funcionar como símbolo do projeto da criadora (ouvir áudio).
“Chieira” é o nome da coleção para o Verão de 2016
Tal como pode ser constatado numa das peças, a mais simples por sinal, “A chieira não se usa ao pescoço, sente-se no coração”. É a chieira, vaidade, no dialeto minhoto, que a criadora pretende eternizar em todas as coleções que apresenta.
A exposição “Cheira” a criadora partilha com Fernanda Vilas Boas no Museu do Traje em Viana do Castelo, pode ser vista até 28 de Agosto e apresenta 40 peças de vestuário com cerca de 30 imagens do fotográfico Vítor Roriz, que retratam as festas, o traje e o património de Viana do Castelo.
Sempre dinâmica e repleta de novas ideias, completamente absorvida pelo volume de trabalho resultante do lançamento desta coleção, a empresária sonha levar longe a marca “É d’biana” e a cidade que a viu nascer. Acerca do momento, 0 sentimento de Sofia Araújo é de natural orgulho pelo trabalho desenvolvido: “Viana é uma cidade riquíssima em detalhes que merecem ser aproveitados e eternizados numa peça de roupa ou num acessório”, diz Sofia Araújo (ouvir áudio).
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
+Minho: “É d’Biana”
Emissões: Sexta, 05.08.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 07.08.16 (20h)
Ficha técnica:
Produção, apresentação e sonoplastia: Rui Gonçalves
Apoio: Blisq Creative
Comentários