Rádio Alto Minho reforça liderança de audiências no distrito
27 Novembro 2023, 20:32
De acordo com o Bareme Rádio da Marktest, a estação de Viana do Castelo volta a reforçar a sua liderança de audiências no distrito.
De acordo com dados da Marktest e as ultimas vagas do referido Bareme, cujo crescimento do número de horas/dia em que cada português consome rádio tem sido uma realidade (ultrapassando já mais de 3 horas/dia), a Rádio Alto Minho, estação sediada em Viana do Castelo, com uma cobertura geográfica que se estende a todo o litoral norte do país, tem visto reforçada a sua posição de líder de audiências no distrito de Viana do Castelo.
O estudo, que já havia também apurado que a grande maioria dos jovens ouve rádio através da internet, refere a presença da Rádio Alto Minho enquanto líder de audiencias no espectro hertziano, no distrito de Viana do Castelo, sendo ainda apontados excelentes resultados em cidades e concelhos limítrofes à sua zona de influência natural.
Segundo os dados divulgados pela Marktest relativos à quarta vaga de 2023 (setembro) do estudo Bareme Rádio, 82.9% dos residentes no continente com 15 e mais anos ouviu rádio pelo menos uma vez por semana e 60.3% fê-lo na véspera. A nível nacional as estações do Grupo Bauer Media Audio Portugal asseguraram 41.2% de share de audiência, 54.4% de reach semanal e 30.8% de audiência acumulada de véspera; O Grupo Renascença Multimédia registou 30.9% de share de audiência, 49.8% de reach semanal e 23.8% de audiência acumulada de véspera. Já as estações do Grupo RTP obtiveram 6.8% de share de audiência, um reach semanal de 13.7% e 6.8% de audiência acumulada de véspera.
Solicitada à direção do canal uma reação ao presente estudo, esta manifesta que “felizmente são números não surpreendem. Toda a estrutura e equipas dos diferentes departamentos, têm trabalhado arduamente para responder às necessidades dos ouvintes que representamos, seja no sentido de os manter a par da atualidade do meio onde residem, de os tornar participativos da realidade da região, seja no âmbito de lhes proporcionar a companhia diária que necessitam, do acordar ao regresso a casa”.
Num contexto económico cada vez mais difícil para o panorama da comunicação social regional, a direção salienta que “o esforço e o foco de cada elemento da equipa é preponderante para obter fantásticos resultados como estes, acrescentando qualidade ao serviço que proporcionamos, enaltecendo a dedicação de todos e valorizando a região, contudo, escondendo muitas vezes as dificuldades subjacentes à operacionalização do projeto do ponto de vista empresarial: Os custos e as obrigações associados a um qualquer órgão de comunicação regional, devidamente legalizado como tal, e que tenha a infraestrutura técnica e física que uma estação de rádio necessita, nem sempre são suportados pelo proporcional das receitas adquiridas através das tradicionais campanhas publicitárias comercializadas aos seus clientes, tendo desse ponto de vista a Rádio Alto Minho vindo a inovar também ao nível da prestação de serviços diferenciados em áreas distintas, como forma de sobrevivência, cujos números não são mesuráveis nestes estudos”.