Artur Cardoso e Madalena Gomes designados Amigos Honorários do hospital de Viana
25 Outubro 2016, 9:15
A Assembleia Geral da Liga dos Amigos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, aprovou, por unanimidade, em reunião extraordinária realizada esta segunda-feira a proposta do presidente da direção Defensor Moura de atribuir a distinção de Amigos do Hospital Honorários a Artur José Fornelos Cardoso da Silva e a Madalena Sales Gomes, dirigentes da instituição já falecidos.
A distinção surge no âmbito das comemorações dos 35 anos de atividade da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.
Dirigente da Liga desde 1985, Artur Cardoso foi presidente da direção em 1995/96 e “distinguiu-se principalmente como dador de sangue e incansável promotor da Dádiva Benévola de Sangue, tendo recebido das mãos do Ministro da Saúde a “Gota de Cristal”, distinção da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, instituição de âmbito nacional de que também foi dirigente em representação da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo”.
Artur José Fornelos Cardoso da Silva foi ainda distinguido pela Câmara Municipal com o galardão de “Cidadão de Mérito de Viana do Castelo.
A voluntária Madalena Sales Gomes, “foi dirigente da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo durante mais de duas décadas mas destacou como protagonista dos primeiros passos da Liga no voluntariado hospitalar, apoiando regularmente os doentes internados ainda no velho hospital da Misericórdia e depois no novo hospital da encosta de Santa Luzia”.
A direção da Liga dos Amigos do vai homenagear publicamente os Amigos do Hospital Honorários na sessão solene comemorativa do 35º aniversário da instituição, que se realiza no próximo dia 26 de Novembro de 2016, no auditório do Hospital de Viana do Castelo.
A Assembleia- Geral desta segunda-feira aprovou ainda o novo emblema de identificação da Liga, em sintonia cromática com a nova imagem do voluntariado, criado por Isabel Lima, mas mantendo o modelo gráfico tradicional da Liga, criado em 1981 por Elder Carvalho.





















