Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Câmara de Viana estuda aumento do estacionamento na praia Norte

Rádio Alto Minho

18 Julho 2018, 10:51

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse hoje estar a estudar o aumento do numero de lugares de estacionamento na Praia Norte face à forte afluência de pessoas àquele renovado espaço da cidade.

“Estamos a fazer um estudo junto aos armazéns da VianaFestas para reorganizar aquele espaço para aumentar o estacionamento. O estudo está quase concluído”, afirmou José Maria Costa.

O autarca respondia ao vereadores doPSD, no período antes da ordem do dia da reunião camarária de hoje.
Na intervenção naquele periodo, Hermenegildo Costa e Paula Cristina Veiga sublinharam que “o empreendimento da Praia Norte verifica uma crescente afluência de pessoas ao local, facto que origina um problema, também crescente, de falta de estacionamento para os utentes da praia”.
“Propomos que, num futuro próximo, sejam tomadas as devidas diligências para que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) venha a ceder uma faixa de terreno para a construção de um espaço extenso de estacionamento, a fim de solucionar este problema”, sustentou a bancada social-democrata.
Os dois vereadores solicitaram ainda “a requalificação da fortaleza localizada na Praia Norte, para fins turísticos, de lazer e outros que fomentem o crescimento da realidade local”.
“Tendo como exemplo esta proposta de requalificação, propomos também o melhoramento dos espaços do Castelo de Santiago da Barra, sobretudo os envolventes, para que este património possa assumir uma função de maior interesse turístico, de atração para atividades económicas e outras ligadas ao bem-estar dos munícipes”, referiram.
Ainda no periodo antes da ordem do dia, também a vereadora da CDU, Cláudia Marinho sublinhou a necessidade de limpeza no Castelo Santiago da Barra e questionou a Cãmara sobre uma eventual suspensão das obras de requalificação do bairro social da Meadela .
Cláudia Marinho quis saber se Câmara tinha conhecimento da insolvência ou não da empresa responsável pela intervenção mas o autarca socialista disse desconhecer a situação.
Em maio, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anunciou a aprovação, pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020, de uma candidatura de mais de um milhão de euros para a requalificar dois bairros sociais da Meadela e da Zona da Escola Técnica em Monserrate.
A intervenção no bairro social da Meadela está orçada em 429.421 euros, com apoio financeiro do FEDER de cerca 360.195 euros.
O bairro foi construído em 1980 e, segundo o IHRU, “apresenta um avançado estado de degradação, quer ao nível do edificado quer ao nível do espaço público”, sendo constituído por um edifício com sete entradas, num total de 40 fogos.
As operações de reabilitação candidatadas pelo IHRU “encontram-se articuladas com as intervenções a realizar no espaço público que o município de Viana do Castelo irá promover nos locais, no âmbito do respetivo Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD), que faz parte integrante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU)”.
Segundo o IHRU, “as intervenções irão incidir na reabilitação da envolvente exterior e nas áreas comuns do edificado, tendo como objetivos: aumentar a eficiência energética das frações, aumentar a qualidade do ar no interior das habitações, travar a degradação do sistema estrutural e aumentar o conforto acústico e visual do edificado”.
“Através da intervenção no património pretende-se aumentar o bem-estar, o nível de conforto, a autoestima dos moradores nos bairros e estender os seus efeitos positivos às comunidades envolventes, que irão beneficiar da requalificação do território urbano, contribuindo assim para a qualificação social em diversos domínios e dinamização económica daqueles territórios”, especifica aquele instituto na nota.

 

Foto;: Ricardo Sousa/DR_RAM

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade