EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Aberto até 30 de abril concurso para a conceção do cartaz da edição 2017 das festas da Agonia

Rádio Alto Minho

02 Março 2017, 15:30

Acessibilidade

Publicidade

O traje à Vianesa, recentemente certificado, dá este ano o mote ao concurso, hoje aberto, para a conceção do cartaz da romaria d’Agonia que se realiza entre 17 e 20 de agosto, em Viana do Castelo, anunciou a organização.

Em comunicado, a VianaFestas, entidade que organiza a romaria, revelou que o concurso está a decorrer até 30 de abril e sublinhou que “a beleza da Mulher de Viana com o traje à Vianesa é o primeiro de quatro temas a que devem obedecer os concorrentes”.

“O traje à Vianesa é o primeiro do país a obter certificação e esse facto vai marcar, este ano, os vários momentos dos quatro dias de festa”, adiantou a presidente da Vianafestas e vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro.

A responsável destacou o Desfile da Mordomia, “como a principal montra do traje à Vianesa”, que se realiza na sexta-feira das festas, reunindo mais de 500 mulheres, devidamente, trajadas que desfilam pelas principais ruas da cidade.

Além do traje, os trabalhos que se apresentarem ao concurso agora lançado devem transmitir, o “espírito” da festa, datada da primeira década do século XX, “a alegria e a vida” que a caracterizam e Imagem da Capela da Senhora d’Agonia ou da Santa padroeira dos pescadores.

Os concorrentes, nacionais e estrangeiros, podem participar individualmente ou em equipas, com duas propostas “inéditas e originais da autoria do candidato”, que se destinam apenas para as festas.

O regulamento define ainda que “as propostas de cartaz pertencem à VianaFestas até à publicação das mesmas na exposição realizada, em agosto, durante as festas e onde são divulgados todos os trabalhos que se apresentaram a concurso, sendo que, “os autores não podem, até essa data, divulgá-los através de qualquer meio”.

Nos critérios de avaliação, o júri, composto por sete representantes de entidades de Viana do Castelo, vai premiar a “adequação a eficácia da mensagem ao tema do concurso, a originalidade e criatividade, a qualidade técnica e estética”.

O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa.

Em 2016, e pela primeira vez, venceu uma proposta internacional. O cartaz reproduzia uma ilustração de uma ‘designer’ de moda do Brasil, com a imagem de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores.

Aquela proposta foi escolhida entre as 28 que concorreram ao concurso nacional e internacional, lançado desde 2010 pela VianaFestas.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade