Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Academia do Bacalhau de Paris entrega 98 caixas de roupa a cinco instituições do concelho

Rádio Alto Minho

28 Janeiro 2020, 17:16

Acessibilidade

Publicidade

O Academia do Bacalhau de Paris voltou a doar roupa a instituições do concelho vianense. Desta vez, através do projeto “Roupa Sem Fronteiras”, foram entregues 98 caixas de roupa a cinco instituições solidárias de Viana do Castelo, entre Lar de Santa Teresa, Vicentinos, Berço, Comissão Social Interfreguesias (CSIF) de Castelo do Neiva e Casa dos Rapazes.

Na cerimónia de entrega dos bens solidários, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo confessou estar “muito grato em nome das instituições e dos vianenses”. Agradeceu à Academia do Bacalhau de Paris, recentemente nomeada Instituição de Mérito da cidade, pelo empenho e pela dedicação em ajudar os mais carenciados.

Também o representante da Academia, Luís Gonçalves, leu uma mensagem do presidente da instituição, Manuel Soares, referindo que a “Roupa sem Fronteiras” já vai na 7ª edição e que, através desta campanha, a Academia “tenta chegar a todos aqueles que precisam”. A recolha solidária de roupa, calçado, têxteis para a casa e brinquedos contou com a colaboração de voluntários da Academia do Bacalhau, que foram responsáveis por triar, dobrar e empacotar os donativos.

Recorde-se que, já em junho de 2019, a Academia do Bacalhau de Paris tinha entregue 155 caixas de roupa a seis instituições de Viana do Castelo.

Atualmente, existem 59 Academias do Bacalhau em todo o mundo, todas ostentando a mesma designação, os mesmos objetivos, a mesma base de encontro entre compadres, e funcionando em termos gerais de forma semelhante. No entanto, cada Academia é totalmente independente. A escolha do nome “Bacalhau” revela o traço de unidade comum que deve figurar na diáspora portuguesa e assentou em razões lógicas, afetivas e histórico-culturais.

A Academia do Bacalhau de Paris (ABP) foi oficializada no Congresso Mundial realizado em Lisboa, em 1998, tendo sido oficialmente reconhecida ao abrigo da lei francesa em 2008. O seu dinamismo, crescimento constante, a criação de uma secção Júnior no seio da ABP e o facto de ser a segunda maior cidade do mundo com mais população portuguesa (depois de Lisboa) fazem da Academia do Bacalhau de Paris uma das maiores Academias do Bacalhau atualmente, contando com mais de 230 membros.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade