Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Acessório para instrumento musical desenvolvido por docentes e ex-alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo arrecada Prémio internacional

Rádio Alto Minho

30 Abril 2020, 19:02

Acessibilidade

Publicidade

O Design do Instituto politécnico de Viana do Castelo foi uma vez mais premiado a nível internacional. Os docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, Ermanno Aparo e Liliana Soares e os ex-alunos João Teixeira e Jorge Passos venceram o prémio internacional de Design 2020 "A'Design Award" na categoria de instrumentos musicais com a surdina Shatron.

O projeto apresentado pelo Politécnico de Viana foi o único a ser premiado na categoria de instrumentos musicais. “Tenho o prazer de anunciar que o – Shatron Mute for Trumpet –  recebeu o prémio Iron A’ Design Award na Categoria de Design de Instrumentos Musicais pela International Design Academy, prémio atribuído pelo júri do A’ Design Award & Competition que é constituído por membros influentes da imprensa, designers estabelecidos, académicos de renome e empresários proeminentes em todo o mundo”.
 
Segundo os docentes, “trata-se de um projeto de investigação aplicada com a duração de 2 anos e que, para além do IPVC e da ESTG-IPVC, envolveu o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa e 11 entidades empresariais do Norte de Portugal, ente elas a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, onde quase todas as semanas íamos ensaiar o instrumento”.
 
A surdina Shatron é “um dos dispositivos mais comuns para um instrumento de latão.  A solução do projeto permite condições de desempenho ótimas, uma vez que cobre todos os requisitos de som padrão. Consiste em dez aparas de madeira reciclada de diferentes densidades e tipos. A estrutura é produzida em filamento de fibra de carbono com tecnologia de impressão 3D. O produto tirou o significado dos telhados piramidais russos do século XIV utilizados para amplificar a acústica do espaço arquitetónico. Shatron dirige-se ao trompetista como um contador de histórias de novos artefactos”, pode-se ler na descrição do projeto.
 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade